O que faz bem para a sua coluna

A coluna é a responsável por nos manter em pé, dá mobilidade ao corpo e ainda protege a medula espinhal. Por isso tudo, ela merece cuidados especiais. E, para enchê-la de mimos, você só precisa prestar mais atenção nos movimentos que faz ao se deitar, ao se levantar, enquanto está em pé ou deitado. 

Veja abaixo algumas instruções

Ao se deitar para dormir: a posição de barriga para cima, com um travesseiro baixo na cabeça e outro sob dos joelhos, é a melhor. Se ela for desconfortável, deite-se de lado, com um travesseiro um pouco mais alto, capaz de preencher o espaço entre o colchão e a sua orelha, mantendo a coluna alinhada, sem forçar o pescoço. Nesse caso, outro travesseiro baixo deve ser acomodado entre os joelhos. Evite a posição de barriga para baixo. 

Ao se sentar: encaixe o quadril no ângulo de 90º (ou mais) formado entre o encosto e o assento da cadeira, apoiando totalmente as costas. Regule a cadeira de modo que a sola dos pés fique apoiada no chão e as coxas, na mesma linha do quadril. Apoie os braços nos apoiadores. Levante a cada 45 minutos para uma pausa de 10 minutos em pé ou caminhando. 
Ao se levantar da cama: vire o corpo para um dos lados e coloque as pernas para for a como contrapeso. Apoie-se nos braços, contraindo o abdome, suba o tronco até ficar sentado. Só depois você deve ficar de pé. 
Ao dirigir: evite reclinar demais o banco. Regule-o num ângulo de cerca de 100º em relação ao solo. Apoie as costas e a cabeça, e encaixe o quadril no ângulo de 90º (entre o encosto e o assento). Não estique nem flexione muito os joelhos. 
Ao aagachar para pegar um objeto: flexione sempre os joelhos e não o tronco. Abaixe com as costas retas, contraia o abdome e foque na linha do horizonte. Pegue o objeto com o joelho flexionado e aproxime-o o mais possível do abdome, principalmente se for pesado. Mantenha a coluna ereta, estique os joelhos, até ficar em pé. 
Outra dica: se o que quer pegar é grande demais, peça ajuda!. Você só deve tentar levantar sozinho pesos equivalentes a 30% do seu peso corporal, isto é, para alguém que pesa 70 kg, por exemplo, o limite máximo é de 21 kg.

Em pé: divida o peso entre as duas pernas. Evite parar sobrecarregando uma perna só.
A cada 45 minutos na mesma posição, caminhe ou sente-se por alguns minutos.
Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para atletas do voleibol - Lesões mais comuns

Fasciíte plantar: problema comum entre corredores

Core training exercícios - entendendo nosso centro de força