Fasciíte plantar: problema comum entre corredores
Este é um dos problemas mais comuns nos pés dos corredores, sendo as principais causas: retração do tendão calcâneo, pés cavo, entre outros.
- sobrecarga de treinamentos
- encurtamento da musculatura posterior da perna
- atletas com pé cavo e pé plano
- dor local
- dor piora após corrida
- dores matinais
- dor mais intensa fazendo com que o atleta pare de treinar
Numa fase tardia (quando a dor já se instalou), inicia-se um tratamento conservador medicamentoso e fisioterápico, que deve ser mantido por um longo período, pois a recuperação é lenta. A fisioterapia, através da aplicação de ultra-som e laser é utilizada para melhorar a cicatrização, evitando que o tecido cicatrizante se torne menos flexível que a própria fáscia.
- Alongamentos da panturrilha
- Alongamentos dos flexores dos dedos
- O uso do gelo é indicado para diminuir o processo inflamatório nesta região. Deve ser aplicado várias vezes ao dia, principalmente após a realização dos alongamentos e também logo após a corrida.
- Alongamento com bola de tênis na planta do pé em movimentos circulares e na direção das fibras.
- Toc-Terapia por ondas de choque - Em um caso mais crônico da fasciíte plantar, podemos utilizar a terapia por ondas de choque (eletrohidráulico), que consiste na emissão de choques no ponto de dor junto á fáscia plantar. Este um é um método efetivo e seguro tratamento da fasciite plantar que conseqüentemente elimina a dor causada pela doença.
Por David Homsi at http://webrun.uol.com.br
Comentários
Postar um comentário