Tratamento para bruxismo

No post anterior falamos sobre as causas e sintomas do bruxismo. Hoje falaremos sobre alguns tratamentos conservadores que irão auxiliar no alívio dos sintomas.


Convivendo com a dor 


Para ajudar a aliviar a dor, existem muitas etapas de cuidados que podem ser realizados em casa. Por exemplo:

  1. Aplicar gelo ou calor úmido nos músculos da mandíbula 
  2. Evitar comer alimentos mais duros, como nozes, balas e carne
  3. Beber muita água todos os dias
  4. Dormir bastante
  5. Aprender exercícios de alongamento físico para ajudar a restabelecer um equilíbrio normal da ação dos músculos e articulações de cada lado da cabeça
  6. Relaxar o rosto e músculos da mandíbula durante o dia. O objetivo é fazer do relaxamento facial um hábito
  7. Tentar reduzir seu estresse diário e aprender técnicas de relaxamento
Existem muitas técnicas para combater o bruxismo (ranger os dentes durante à noite, principalmente). Veja alguns exercícios para se fazer antes de dormir que vai diminuir a tensão da musculatura da mandíbula. 

Aliviando a dor


1 – Com as pontas dos dedos (almofada dos dedos) massageie circularmente e de forma suave e lenta a musculatura situada em cima do ângulo da mandíbula

2 – Com as pontas dos dedos indicador, médio e anular, faça uma suave pressão na mesma musculatura, situada aproximadamente um dedo embaixo do osso malar (bochecha). Se estiver tenso ou dolorido no tato, pressione muito suavemente por aproximadamente um minuto.

3 – Faça o mesmo exercício anterior somente com os dedos indicador e médio embaixo do sinus, ligeiramente mais acima do osso malar.

4 – Coloque os indicadores sobre os molares inferiores. A boca deve estar levemente entreaberta e de forma cômoda e relaxada. Faça uma contração suave de 3 a 5 segundos tentando fechar a boca enquanto os indicadores resistem à pressão. Quando cessar a contração, empurre o maxilar inferior para baixo por uns 30 segundos ou até a mandíbula estar completamente relaxada. Repita este exercício várias vezes.


Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para atletas do voleibol - Lesões mais comuns

Fasciíte plantar: problema comum entre corredores

Core training exercícios - entendendo nosso centro de força