Cefaléia e tratamento

A cefaléia tensional é uma das formas de dor de cabeça mais comuns. Ela pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos e adolescentes.

Se uma dor de cabeça ocorrer duas ou mais vezes por semana durante vários meses ou por mais tempo, a doença é considerada crônica. As cefaleias crônicas e diárias podem ser resultado do tratamento insuficiente ou excessivo de uma cefaleia primária. Por exemplo, os pacientes que tomam analgésicos mais de três vezes por semana, regularmente, podem desenvolver cefaleias de rebote.

A cefaleia tensional pode ocorrer quando o paciente também apresenta enxaqueca. Ela ocorre quando os músculos do pescoço e do couro cabeludo ficam tensos ou se contraem. As contrações musculares podem ser uma resposta a estresse, depressão, trauma na cabeça ou ansiedade.

Qualquer atividade que exija que a cabeça seja mantida em uma mesma posição por muito tempo sem se mover pode causar uma dor de cabeça. Isso inclui atividades como digitar ou realizar outras ações no computador, trabalhos manuais delicados que exigem precisão e atenção e a utilização de um microscópio. Dormir em um quarto frio ou dormir com o pescoço em uma posição incomum também pode desencadear uma cefaleia tensional.

Entenda a diferença


A cefaléia causada pela tensão normalmente é uma dor de cabeça generalizada e a principal característica é uma forte pressão nas partes laterais e na parte de trás da cabeça ou pescoço. A dor pode durar de 30 minutos a duas horas e, nos casos mais graves, até dois ou três dias consecutivos, e desaparece de forma instantânea.

Geralmente a cefaléia é causada por tensões e pode desaparecer em pouco tempo e com apenas algumas massagens no pescoço e nas costas. A dor de cabeça emocional é mais leve e normalmente tem como causa insônia, tensões emocionais, pressão alta, cansaço, estresse, infecções ou imunidade baixa.
A enxaqueca é uma dor localizada em áreas mais específicas da cabeça, pode ocorrer num lado ou no outro, provocando outros sintomas desagradáveis, como cansaço, tontura, náuseas, desorientação, alterações visuais. Ela não desaparece de repente, como a cefaleia/dor de cabeça. E seus sintomas são mais diversos e dolorosos.

Recomendações


Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais frequência para a terapia da dor cervical (cervicalgia) e Cefaleia Tensional. Eles foram compilados para dar a você, mais um apoio em seu programa de exercícios. Seu médico ou fisioterapeuta selecionará os mais adequados para seu caso, e, conforme a evolução do mesmo, irão indicando outros exercícios, substituindo ou adicionando conforme a sua necessidade específica.



Até mais!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para atletas do voleibol - Lesões mais comuns

Fasciíte plantar: problema comum entre corredores

Core training exercícios - entendendo nosso centro de força