Tendinite no punho e a prática do têni

O punho é uma das articulações mais complexas do corpo humano. É formado por dez ossos (oito pequeninos ossos do carpo que se unem aos dois ossos maiores do antebraço). Eles se movem em múltiplos planos. Todos os ossos são interligados e estabilizados por ligamentos, cápsula articular e tendões.
O tenista, como a maioria da população em geral, ao apresentar uma dor no punho, logo pensa que se trata de algo sem importância e que irá passar com o tempo. Essa atitude é errada e deve ser evitada, pois a lesão pode se agravar e se tornar crônica.
A Tendinite
É sobrecarregado em movimentos laterais e de rotação do punho, muito usado durante a realização do saque e do "smach". Outra patologia com origem fora da articulação que pode causar dor no punho são os cistos sinoviais. Ele se forma quando líquido sinovial, que tem a função de nutrir e lubrificar a articulação, acaba "vazando" e formando um nódulo, geralmente na parte dorsal do punho.
Lesões dentro da articulação geralmente causam sintomas mais espalhados e que pioram com movimentos de força e impacto. No tênis observa-se a piora ao se realizar um ataque de direita (ou "forehand") ou um voleio. Essa dor pode ser decorrente de uma lesão ligamentar no punho, de uma lesão da cartilagem articular ou de uma ruptura de um pequeno menisco que existe na parte lateral da articulação, chamada de Fibrocartilagem Triangular. Essas estruturas podem ser palpadas e definidas suas possíveis lesões com o exame clínico feito pelo Fisioterapeuta. Também o auxílio de exames de imagem de alta definição, como a ressonância nuclear magnética, ajudam na definição do diagnóstico.
Tratamento
Todos nós iremos apresentar uma redução de elasticidade em nossos tecidos a partir dos 25 anos de idade, porém, esta perda começa a se acentuar durante a quarta década de vida (31 a 40 anos). Portanto exercícios de alongamento realizados diariamente auxiliam na manutenção da flexibilidade do sistema músculo-esquelético e na prevenção de tendinopatias.
Também devemos associar exercícios de fortalecimento do punho para continuar praticando o tênis.
Comentários
Postar um comentário