GUIA PARA ENTORSE DE TORNOZELO- DIA 1


Post completamente atualizado em Outubro 2015!!!!

O tratamento imediato de uma torção de tornozelo é muito importante.

Estudos mostram que logo após a lesão o método mais indicado e com melhores resultados é o P.R.I.C.E.R. Alguns terapeutas o chamam de "RICE", "RICER", mas todos são basicamente a mesma coisa.

O método P.R.I.C.E.R. se aplicado imediatamente após a entorse, significa diminuição no tempo de recovery da lesão. Os estágios agudos são os mais cruciais para definir o tempo de recuperação.

Quando os ligamento do tornozelo são 'estirados' ocorre também uma lesão tecidual e ruptura dos microvasos ao redor.O excesso de sangramento interno resulta no edema,conhecido como inchaço. E por sua vez o edema pressiona as terminações nervosas resultando na DOR LOCAL.

O método P.R.I.C.E.R. atua diretamente no sangramneto interno, inchaço e dor.

Mas o que é o MÉTODO P.R.I.C.E.R.


Protection(Proteção): proteja o tornozelo 'torcido' para prevenir novas lesões não colocando peso nele. Você pode usar Splints ou imobilizadores móveis para isso. 
Rest ( Descanse): o descanso do tornozelo é muito importante nas primeiras 24-72 horas. Isso fará com que o processo inflamatório diminua pois diminuirá a quantidade de sangue que vai para área afetada. 

Ice (Gelo): é tão importante quanto o descanso. Aplique o gelo assim que for possível na área afetada para reduzir a o sangramento e futuros inchaços e dores. Lembre-se de não aplicar o gelo diretamente na pele ou por longos períodos para evitar a queimadura de pele. O gelo pode ser envolvido numa toalha ou saco plástico.

Use o gelo por 20 MINUTOS A CADA 2 HORAS nas primeiras 48-72 horas.

Compression(Compressão): a compressão do local beneficia em dois pontos: reduz o edema e o sangramento interno e promove suporte ao mesmo tempo. 

Use uma larga e firme banda elática para cobrir todo tornozelo e a perna. Também pode ser feito junto a proteção inicial!

Elevation (Elevação): eleve o tornozelo lesionado acima do nível do coração se possível ,ou pelo menos acima da altura do quadril. É imprescindível que você esteja deitado e não sentado para auxiliar no retorno venoso.
Referral (Encminhamento): O encaminhamento para um médico ou fisioterapeuta esportivo é recomendado quando a lesão é severa. Eles terão mais conhecimento do que fazer no seu caso. Cuidado,pois ás vezes uma lesão no tornozelo é mais que simples entorse.

MAIS DICAS


EVITE calor!! Não use gel ou creme que dê sensação de aquecimento, piscinas aquecidas, spa, jacuzzi e sauna.

NÃO massageie o local.

EVITE consumo de alcóol.

Tudo isso fará com que aja aumento na circulação, vasodilatação fazendo com que o edema aumente e consequentemente fique mais dolorido.

O P.R.I.C.E.R. é um sistema efetivo nas primeiras 48-72 horas e serve como um 'primeiros socorros' porém não dixe de procurar ajuda especializa para ter um resultado 100%.

Na próxima publicação iremos falar sobre o que fazer após essas 72 horas. Segue link abaixo:

GUIA PARA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para atletas do voleibol - Lesões mais comuns

Fasciíte plantar: problema comum entre corredores

Core training exercícios - entendendo nosso centro de força