Tendinite de Aquiles em atletas

Post completamente atualizado em Novembro 2015!!!!



Com o número crescente de indivíduos engajados em atividades recreativas e esportivas, tendinite de Aquiles tornou-se uma das condições músculo-esquelético que mais cresce entre atletas e não atletas.

A incidência de tendinite de Aquiles aumentou drasticamente nos últimos 30 anos.Junto com sua ascensão, o conhecimento sobre a verdadeira natureza e as opções de tratamento progrediu significantemente.


Hoje, especialistas e profissionais continuamente explorar e descobrir novas informações sobre tendinopatia de Aquiles para implementar intervenções que podem efetivamente inibir e aliviar seus sintomas, que podem ser debilitantes se não tratada.Exercícios simples são eficazes nas intervenções de prevenção e proteção músculo-esqueléticas contra esta condição. 

Entendedo o que é o tendão de Aquiles 



Tendão de Aquiles corre a partir do topo do calcanhar à parte de trás da panturrilha. 

A panturrilha é composta principalmente de dois músculos: gastrocnêmio e sóleo. 

As porções tendinosas destes músculos se fundem para formar o tendão de Aquiles, que, em seguida, atribui-lhes o osso do calcanhar. 


Colágeno e o tendão de Aquiles

Colágeno é um grupo de proteínas fibrosas que ajudam a transmitir as forças do tendão de Aquiles e suportar a pressão. Tendões de Aquiles saudável consiste principalmente de colágeno tipo I, que é o tipo de fibra mais rígida. Quando os tendões começam a se degenerar por algum motivo, tipo I de fibras de colágeno são substituídas por fibras de colágeno tipo III, que são mais fracos.

Fornecimento de sangue para o tendão de Aquiles 

Em comparação com outros tecidos, o tendão de Aquiles tem um suprimento de sangue limitado. O suprimento de sangue também é obtido diretamente dos músculos que o tendão percorre e distalmente do osso onde se insere o tendão no osso do calcanhar. 


Biomecânica do tendão de aquiles

A principal função dos tendões é conectar músculos e ossos. Para ser mais específico,o tendão de Aquiles se funde com o gastrocnêmio e sóleo, e depois distribui-los ao osso do calcanhar. O gastrocnêmio-solear atravessa tda unidade muculotendinous na articulação do joelho, tornozelo e do tornozelo inferior. 

A conexão entre os músculos da panturrilha e do osso do calcanhar tem uma função essencial. O tendão de Aquiles atua como tampão que absorve grande quantidade de tensão e estresse durante a corrida e caminhada. 

Para limitar os danos, um tendão de Aquiles saudável e eficiente distribui a carga ou força entre os músculos gastrocnêmio e sóleo e do osso do calcanhar. Para funcionar de forma consistente e eficaz como um amortecedor, o tendão de Aquiles deve manter a resistência mecânica, flexibilidade e elasticidade (Maffuli et al, 2004). 

Pesquisas mostram que os tendões saudável podem esticar para até 4% do seu comprimento original antes de serem danificados. Ruptura é mais provável se a pressão ultrapassa em 8%. 

Tratamento da Tendinite de Aquiles 

O tratamento a seguir deve ser realizado 2 vezes por dia, todos os dias por 12 semanas.




Depois das 12 semanas,você mudará o protocolo para 1 vez por dia,três vezes na semana até conseguir um resultado.


Para adquirir um resultado satisfatório é necessário paciência e disciplina.

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para atletas do voleibol - Lesões mais comuns

Fasciíte plantar: problema comum entre corredores

Core training exercícios - entendendo nosso centro de força