Lesões mais frequentes no basquete e como evitá-las
Atualizado em Novembro 2015!
O passo inicial é a avaliação biomecânica que pode ser feita por um Fisioterapeuta.
É fundamental que todos os atletas realizem periodicamente a avaliação e tenha uma equipe a sua disposição no caso de lesões pré e durante a temporada de competições.
Tipos de lesões
O Basquete é um esporte de contato e de impacto, tal qual handebol e voleibol, apresentando uma incidência elevada de lesões, seja pelo contato do jogador com a bola, o choque com outro atleta ou isolado, em um lance de desequilíbrio.
Quanto à posição do jogador (basquete masculino), encontra-se maior predisposição das lesões musculares nos jogadores da posição 1(armardor) e 2 (ala-armardor) e dos entorses de tornozelo nas posições 4(ala-pivô) e 5(pivô).
Os segmentos corpóreos mais afetados no basquete são o tornozelo, seguido do joelho e das mãos.
O entorse de tornozelo é a lesão mais frequente no basquete e em mulheres essa incidência pode ser muito maior. Normalmente a entorse ocorre na aterrissagem de um rebote ou arremesso.
As lesões agudas do joelho podem estar envolvidas com lesões meniscais ou ligamentares provocando o afastamento muitas vezes de longos períodos e ocasionando cirurgias para recuperação do atleta.
O entorse de tornozelo é a lesão mais frequente no basquete e em mulheres essa incidência pode ser muito maior. Normalmente a entorse ocorre na aterrissagem de um rebote ou arremesso.
As lesões agudas do joelho podem estar envolvidas com lesões meniscais ou ligamentares provocando o afastamento muitas vezes de longos períodos e ocasionando cirurgias para recuperação do atleta.
As lesões por sobrecarga (esforço repetitivo) afetam principalmente o joelho e a coluna lombar, principalmente devido aos saltos repetitivos e à posição de marcação. No joelho quando com categorias menores até 16, 17 anos, normalmente envolve as chamadas “dores do crescimento” ou cientificamente falando das osteocondrites, afetando regiões de crescimento do osso. Nas categorias adultas envolvem as “tendinites” de joelho.
A incidência de lesões no feminino é 4 a 8 vezes maior do que no masculino, sendo principalmente as lesões de joelho e tornozelo. Atenção especial à preparação física da atleta mulher deve ser enfatizada, pois as características musculares e anatômicas predispõe a um maior número de lesões.
Apesar de geralmente menos graves que as lesões anteriormente citadas, as luxações nos dedos das mãos são talvez as mais frequentes em atletas de basquete, normalmente causadas pelo choque com outros atletas ou até mesmo com a bola.
Prevenção
Estratégias de prevenção de lesões são muito semelhantes na maioria dos esportes, embora varie de acordo aos equipamentos de protecção e condicionamento.
As precauções de segurança a seguir são recomendados para ajudar a prevenir lesões no basquete:
Aquecimento
É uma parte vital da prevenção de lesões. Também ajuda a prepará-lo mentalmente e psicologicamente. O aquecimento deve obter a freqüência cardíaca ideal(varia de acordo com idade e peso) para aumentar o fluxo de sangue ao redor do corpo, em preparação para uma atividade mais extenuantes. Também deve aquecer e alongar os músculos para garantir que eles estarão trabalhando para o seu ideal.
Um aquecimento deve consistir de um mínimo de cinco minutos até um máximo de 20 minutos, com movimentos gradualmente se tornando maiores e mais rápidos.
Proteção
Usando o tipo certo de equipamento de proteção é fundamental para evitar lesões no basquete. Joelheiras e cotoveleiras são a forma mais comum de uso de proteção como os calções acolchoados e os tênis específicos.
Descanso
Descansar é uma parte importante de qualquer programa de formação de atletas! Alterações fisiológicas nos sistemas cardiovascular, respiratório e muscular em nossos corpos, ocorrem quando estamos em repouso. O excesso de treino muitas vezes resulta em lesões devido à fadiga.
Treinamento
Para competir nos níveis mais elevados de qualquer esporte, o treinamento é de vital importância. Treinar, não só os sistemas cardiovascular e muscular, mas também as técnicas e táticas são necessárias para garantir que o corpo está preparado, coordenado e flexível, bem como a mente.
Nutrição e hidratação
A nutrição adequada é importante. Uma dieta ruim vai impedir que você se recuperando de sessões de treinamento tornando-o mais propenso a lesões. Tenha uma dieta equilibrada (com carboidratos, proteína, vitaminas e minerais) e mantenha-se hidratado.
Comentários
Postar um comentário