Alongamentos para quem tem dores no pescoço


Post completamente atualizado em Novembro 2015!!!!


A dor no pescoço pode ter várias causas. Pode ser devido a má postura, hérnia de disco (compressão dos nervos que saem da coluna), cansaço muscular, etc. O pescoço é uma das regiões mais tensas para a maioria das pessoas. Pela tensão do trabalho e mesmo do dia-a-dia, além de todos os vícios posturais que temos, é muito comum contrairmos a musculatura dos ombros e pescoço, acumulando tensões e causando dores.


A causa da dor no pescoço tem quase sempre a ver com atividades do dia a dia. Muito trabalho com computador sem pausas, trabalhos repetitivos com os braços, má postura e sedentarismo. Quando uma pessoa fica numa má postura por muito tempo sem alongar, o músculo começa a "diminuir"(o corpo se adapta de forma errônea), o que agrava ainda mais a postura. Frequentemente as pessoas com dores no pescoço têm a cabeça flexionada para frente e o queixo levantado, o que gera tensão na nuca e no pescoço. 

Dores no pescoço que provenham de cansaço muscular, são tratadas com massagem e alongamento. Vários músculos da região da nuca podem gerar dores, incômodo e até náuseas. A massagem relaxa a área afetada, dando alívio e relaxamento aos músculos do pescoço. Os alongamentos ajudam a voltar a uma postura melhor no dia a dia, o que gera bem estar a longo prazo. Tratamentos sérios de dores no pescoço sempre fornecem alongamentos e exercícios para serem feitos em casa ou no escritório, como ferramenta de ajuda no dia a dia. 

Para aliviar estas tensões é muito importante fazer exercícios direcionados a esta musculatura. Os alongamentos são eficientes para prevenir dores e até problemas mais sérios eliminando a tensão gerada. 

Outro cuidado que devemos ter é o de manter uma boa postura durante o dia e nas atividades corriqueiras, evitando os vícios posturais que também podem causar problemas principalmente a nossa coluna. Uma boa massagem uma vez por semana ou a cada quinze dias também é excelente para relaxar o corpo e a mente. 

Sugerimos abaixo, alguns exercícios que poderão aliviar o estresse muscular e trazer bem estar a você. Estes exercícios podem ser feitos em qualquer lugar, quando você sentir necessidade, mas o ideal seria fazê-los à noite antes de se deitar e de manhã ao acordar. 

Alongamentos 


Deitada com os pés apoiados no chão e as costas apoiadas no chão. Entrelaçar os dedos e leve os braços acima da cabeça. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe. 



O mesmo exercício anterior, levante os braços em direção do teto. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe. 



Mantendo a mesma postura do exercício anterior, vire a cabeça e os braços estendidos e mãos entrelaçadas para o lado. Sinta o alongamento dos músculos do ombro e coluna superior. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe. Repita o exercício levando a cabeça e os braços para o outro lado. 





Sentado ereto, puxe as escápulas uma de encontro à outra. Mantenha essa tensão durante 5 segundos. 

Repita 5 vezes.









Continue sentando, coloque as mãos atrás do pescoço. Gentilmente arque o corpo para trás e olhe para cima. 

Repita 10 vezes.








Coloque os braços sobre o peito. Gire gentilmente o corpo para o lado até sentir o alongamento. 

Repita 10 vezes para cada lado.








Comece sentando-se ereto, com as mãos atrás do pescoço. Com cuidado, tente trazer seu cotovelo direito para seu quadril direito.

Depois repita do outro lado.

Repita 10 vezes cada lado.








Comece sentando-se ereto, com as mãos atrás do pescoço. Com cuidado, dobre-se para a frente levando seus cotovelos para as pernas. 


Mova até sentir um leve a moderada trecho livre de dor. 

Repita 10 vezes.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para atletas do voleibol - Lesões mais comuns

Fasciíte plantar: problema comum entre corredores

Core training exercícios - entendendo nosso centro de força