Como relaxar os ombros
Um fator importante quando pensamos em relaxar os ombros são exercícios de descarga de peso nos membros superiores. Como o próprio nome diz eles ensinam a descarregar o peso através dos membros liberando ombros e pescoço.
As articulações da cintura escapular são muito instáveis o que permite um amplo movimento.
Quando executamos estes movimentos, muitas vezes, acabamos projetando a escápula para cima e para frente e “enrolamos” nosso ombro para frente. A cintura escapular fica pendurada no pescoço ao invés de pousada sobre as costelas. Isso gera desconforto fazendo com que os ombros fiquem tensos e rígidos.
Os ombro devem estar alinhados com o exercício, pois é uma região muito forte e tensa, já que tendemos encolher o ombro na direção do pescoço, ou para frente com cifose dorsal, e, ao movimentar os braços, costumamos pinçar entre as omoplatas e a coluna.
Os ombros não devem subir para o pecoço, devem ficar abaixados como se quiséssemos afastá-los da orelha. É muito importante as costela e o esterno não subirem e associar o exercício com a respiração.
Prática:
1. Deitado de barriga para cima, com joelhos dobrados, levantamos os braços em direção ao teto, à frente do rosto, como se estivéssemos segurando uma bola;
2. Puxe o ar pelo nariz e ao soltá-lo pela boca, estique os dedos das mãos elevando o braço (como se fosse tocar o teto com os dedos), alargando atrás a parte do omoplata/escápulas. Puxe o ar pelo nariz novamente e volte a posição inicial.
3.Deixe o ar entrar e sair de maneira fluida enquanto os braços vão para cima e para baixo, sempre mantendo seus ombros afastados da orelha.
Quando realizamos o movimento buscando a forma correta, contribuímos para uma reorganização do ombro e da postura.
Gostou? Clique aqui e marque sua avaliação!


Comentários
Postar um comentário