CELULITE: VOCÊ SABE COMBATÊ-LA?

clip_image001Cientificamente a celulite é uma inflamação da célula que ocorre a nível do tecido subcutâneo, onde a micro circulação dos capilares (pequenos e finos vasos) no tecido adiposo encontra-se deficiente.

Após muitas pesquisas ainda não foi descoberta a cura para a celulite, também não foi identificada a sua causa. Sabe-se que certos hormônios predispõem ao acúmulo de gordura. Depois da puberdade, o hormônio estrogênio direciona o corpo da mulher para que ele estoque gordura em função de uma futura gravidez. Normalmente, esse acúmulo de gordura aparece nas nádegas, coxas, quadris e abdômen (áreas que normalmente já costumam acumular gordura). Mas ela também pode aparecer embaixo dos braços, peito e até mesmo na nuca [fonte: AAD].
Os fatores genéticos também contribuem determinando a maneira como o tecido conjuntivo e as gorduras se distribuem no corpo. Mas as áreas propensas à celulite também contêm folículos pilosos, vasos sanguíneos e músculos. A verdade é que os pesquisadores ainda discutem sobre quais são os componentes responsáveis pelo aparecimento da celulite.

Em 2008, as mulheres gastaram cerca de 47 milhões de dólares em produtos que prometem reduzir a celulite. [fonte: Saint Louis].
Para ser claro, não existe cura para a celulite. Ainda que existam inúmeros tratamentos que prometem combater a aparência da celulite, os resultados variam – e não são permanentes. Mas há coisas como, estilo de vida, que podem atenuá-la. Continue lendo para descobrir o que você pode fazer para tratar a sua celulite.

DICAS PARA COMBATER O APARECIMENTO E ATENUAÇÃO DA CELULITE:

O QUE ALIVIA

clip_image002-Beber bastante água é uma arma contra a celulite (FONTE: Dermage).

-Uma respiração correta também ajuda a liberar mais facilmente as toxinas, relaxa as tensões e auxilia o sangue na sua função oxigenadora;

clip_image003-Exercícios aeróbicos (correr, andar de bicicleta ou dançar por, pelo menos, três horas e quarenta e cinco minutos por semana, no total) aliados à musculação (no mínimo, duas vezes por semana) [fonte: Mayo Clinic Fitness] ajudam a diminuir a gordura, tonificar os músculos e aumentar o metabolismo [fonte: Dowshen]. Essas ações podem ajudar a reduzir a pressão que a celulite faz sob a pele. Os exercícios são especialmente importantes para mulheres em fase de envelhecimento que naturalmente perdem massa muscular e cujo metabolismo torna-se mais lento.

-O ácido hialurônico é um agente importante no combate à celulite. A dermatologista Eliandre Costa Palermo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) esclarece que géis como Esthélis e Fortelis, distribuídos no Brasil pela Dermalis, são aplicados nos lugares de irregularidades para preenchimento das depressões da celulite. A aplicação da substância é indicada para inflamação de grau leve a moderado, mas com pequeno número de depressões, mesmo que profundas. Não é recomendado para aquela celulite grau 1, que não forma depressão, nem para a de grau 3, que tem muitas depressões.

clip_image005 -A diminuição da gordura corporal total ajuda a diminuir o acúmulo da celulite uma vez que remove em parte a pressão que contribui para o seu aparecimento. Exercícios combinados com uma boa dieta podem reduzir a celulite.  O corpo não irá se livrar das células de gordura que causam a celulite, mas a perda de peso diminui consideravelmente a gordura. O aumento de peso tende a tornar a celulite mais visível e a diminuição da gordura corporal faz o contrário.

Mas, e se você já se exercita frequentemente e não tem gordura sobrando? Ou ainda se você quer apenas uma ajudinha antes daquele final de semana na praia? Para mulheres que desejam reduzir a celulite rapidamente, a massagem e outros tratamentos temporários podem ser a solução:

clip_image006-Drenagem linfática: O procedimento ajuda a reduzir a quantidade de líquido entre as células e os septos, reduzindo o edema e até medidas. Durante a massagem, o profissional pode utilizar aparelhos que fricciona a pele. Normalmente o aparelho possui roletes e ventosas que comprimem a área de celulite para atenuar as irregularidades.
Procure um fisioterapeuta especializado para realizar o tratamento, ele adaptará a técnica com o conhecimento científico-fisiológico dos vasos linfáticos, assim você terá um resultado satisfatório em menos tempo.

clip_image007 -Esfoliação: para que os cremes de tratamento tenham melhor penetração e efeito, a pele deve ser preparada para recebê-los. Portanto, usar uma bucha vegetal no banho e fazer uma esfoliação uma a duas vezes por semana ajuda a reduzir a celulite. Uma dica é misturar farelo de aveia ao azeite de oliva e aplicar na pele, em movimentos suaves e circulares de cima pra baixo. Essa esfoliação contribuirá para a remoção das células mortas e melhorará a absorção dos cremes de tratamento. Quando associada a Drenagem Linfática obtém ótimos efeitos.

clip_image009-International Detox Body Wrap: é uma técnica popular no EUA e por toda Europa. Indicada para a eliminação da celulite e desintoxicação corporal ao mesmo tempo. Trata-se de bandagens embebecidas com produtos especiais (ervas, minerais, óleos) no combate da celulite que são enroladas por todo o corpo com uma determinada pressão, e logo após você é envolvido num manto térmico. Os resultados têm sido tão positivos que também é indicado para problemas de pele, de circulação em geral, alivio de dores musculares e articulares. Os produtos são orgânicos e prometem um efeito satisfatório com redução de até 15 cm de medidas.

O QUE NÃO PODE

clip_image010 -Bebidas com gás podem contribuir para o surgimento da celulite. Para a dermatologista Roberta Bibas, os refrigerantes contêm muito sódio (inclusive os diet) e, por isso, geram retenção de líquido no organismo, o que produz inchaço e colabora para o aparecimento do problema. Mas há quem discorde. O Dr. Marcelo Bellini, da Clínica Corpo em Evidência, explica que o gás carbônico presente na água com gás, que não contém sódio, não provoca celulite. Caso contrário, não se utilizaria a carboxiterapia para tratamento do mal.

clip_image011-Sedentarismo: Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorrem inflamação e dor local.

clip_image012- Consumo de sódio: A nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais, afirma que um passo importantíssimo para tratar a celulite é reduzir o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Portanto, é aconselhável diminuir o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Trocar o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição, é outra alternativa. Na hora de preparar os alimentos, devem-se preferir temperos naturais, como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que, além de mais sabor, possuem também antioxidantes.

clip_image013-Roupas apertadas: As roupas justas também prejudicam a circulação. Opte por roupas mais folgadas e confortáveis. Não use cintas redutoras, estas dificultam a circulação venosa e linfática. Descanse um pouco com as pernas para cima, depois de ficar muito tempo em pé ou sentada. Sempre que puder, coloque as pernas para o alto, flexione e estenda os dedos dos pés, faça rotação externa, interna, flexão e extensão dos tornozelos, para facilitar o retorno venoso.

Fontes:

MSN MULHER

http://saude.hsw.uol.com.br/celulite2.htm

Saúde times

Saúde na rede

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para atletas do voleibol - Lesões mais comuns

Fasciíte plantar: problema comum entre corredores

Core training exercícios - entendendo nosso centro de força