GUIA PARA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS

Atualizado em Novembro 2015!!

A entorse é um movimento violento, com estiramento ou ruptura de ligamentos de uma articulação. Em atletas, ocorre com maior frequência naqueles que praticam futebol, basquete e vôlei, correspondendo a cerca de 10% a 15% de todas as lesões do esporte.

O mais comum tipo de entorse de tornozelo é o lateral (parte de fora do tornozelo). A estabilidade lateral do tornozelo é dada pelos ligamentos talo-fibular anterior, posterior e talo-calcâneo, associada ao terço distal da fíbula. 

Uma vez que o tornozelo sofre uma flexão plantar numa intensidade além do normal dá-se a entorse, podendo haver lesão ou não dos ligamentos (ver classificação abaixo). Esse mecanismo está relacionado a irregularidade do chão, pobre mecânica dos músculos do tornozelo e ainda uso do tênis inadequado para seu tipo de pé.


CLASSIFICAÇÃO, SINAIS E SINTOMAS

Estão relacionados com o grau de cometimento dos ligamentos da região do tornozelo.

GRAU 1: estiramento ligamentar de algumas fibras. É doloroso a palpação e ao tenta fazer a inversão do pé.


GRAU 2: lesão ligamentar parcial. Há presença de inchaço ao redor da área e dor ao caminhar.

GRAU 3: lesão total do ligamento. Apresenta dor extrema e é impossível caminhar ou colocar o pé em contato com o chão, há ainda severo edema e talvez deformidade caso o tornozelo tenha sido deslocado.


TRATAMENTO 


Nas primeiras 48-72 horas após a lesão é muito importante seguir o protocolo PRICE (protection- proteção, rest- descanso, ice- gelo, compression- compressão e elevation- elevação). Bolsas de gelo por 20 minutos a cada 2 horas pode aliviar os sintomas,nunca aplique gelo diretamente na peleCalor, álcool, correr e massagem devem ser evitados.
É muito importante não colocar peso no tornozelo, caminhar deve ser evitado. O atleta deve procurar o ortopedista ou fisioterapeuta especializado para ser imobilizado. Profissionais especializados podem avaliar seu caso com mais precisão e se necessário solicitar os exames necessários ou medicamentos.
É muito importante começar o tratamento fisioterapêutico no dia seguinte a lesão para diminuir a dor, edema e sangramento interno ao redor da lesão e manter o movimento da articulação e o retorno do atleta a prática esportiva o mais rápido possível.

TEMPO DE RECUPERAÇÃO

GRAU 1: 1 a 2 semanas

GRAU 2: 1 a 2 meses

GRAU 3: 2 a 6 meses

O tempo de recuperação é baseado no tratamento convencional, porém estudos mostram que associado ao tratamento fisioterapẽutico especializado combinado com laser terapia, o tempo de recuperação diminui em 50-70%.

Comentários

  1. OLÁ rosana, seu guia ficou show! simples, prático e completo! adorei!
    Gostaria de discutir uma caso com você, tenho um paciente 70 anos, gota, ativo e com bom cognitivo, sofreu há uma semana uma queda severa em rotação em uma escada, que provocou uma entorse de tornozelo seguido de estiramento muscular e estiramento ligamentar do joelho mas sem ruptura.
    Paciente se encontra com dor ao movimento, edema proteico e calor demontrando ainda inflamação.
    Estou no segundo atendimento e utilizei o protocolo PRICE, mas por ele morar só e ser muito independente não obedece o repouso, portanto sempre vem reagudizado.
    Sei que por ter passado de 72hrs seria positivo o banho de contraste em todo o membro associado a exercicio metabolico em artelhos como forma de drenar mais rapido esse edema, mas por esse carater inflamatório ainda persistir estou recorrendo a adm grau 1 em artelhos e quadril, e a crio limitada a 10 minutos pois o paciente apresenta gota e como sabemos as baixas temperaturas aumentam a formação dos cristais monourato de sódio aumentando assim a dor.
    *Por ser um atendimento de PSF no interior do meu estado não ha disponibilidade de resursos eletroterapicos.
    Pela sua larga experiencia nesses tipos de lesoes seria para mim muito importante o seu ponto de vista.
    muito obrigado!
    solon

    ResponderExcluir
  2. Oi Solon, muito obrigada por seu comentário.
    Em relação ao seu paciente, concordo com todo o procedimento que fez, porém iniciaria imediatamente o contraste pela questão do uso do gelo no pct com gota, o que também pode aumentar a dor local.
    Por ele ser um paciente sozinho vc pode pedi-lo para elevar o membro quando tiver assistindo tv (ou lendo), com o travesseiro atrás do joelho.Lembre-o de evitar alimentos "remosos"(frutos do mar, porco..)pois pode ser o motivo dele sempre voltar agudizado,além dele ser idoso com gota.
    Acredito que é muito importante a questão da compressão, principalmente pelo acometimento da circulação nesse caso, procure utilizar uma meia compressora com os dedos livres, até o meio da panturrilha que seja confortável.
    Em qual PSF vc trabalha?Já trabalhei em um no interior da Bahia, é um trabalho lindo que requer um esforço da alma..rsrs..Muito trabalho e poucos recursos.
    Espero ter ajudado e parabéns por seu trabalho!Mantenha contato, estarei aqui se precisar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu tive uma entorse do tornozelo direito de terceiro grau há 2 anos atrás e até hoje o tornozelo não ficou bom. Ontem, tive uma entorse do outro tornozelo e quando cheguei em casa coloquei gelo, mas hoje o médico mandou imobilizar com uma tala e não tem como eu colocar gelo mais. Ele disse que é pra mim ficar uma semana sem colocar o pé no chão e depois voltar lá. Será que isso está certo? Sobre o tornozelo em que tive lesão de terceiro grau vou trocar de médico, pois depois de tanto tempo pedi a ele pra fazer novos exames e ele disse que não ia adiantar. Aguardo sua resposta. Obrigada pela atenção, Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Ola Fernanda, em relacao ao tornozelo direito depois de 2anos ja era pra ter melhorado!!!Sugiro que faca um exame recente e procure um fisioterapeuta. E quanto ao tornozelo esquerdo,vc consegue identificar o grau da entorse? De qualquer forma coloca o gelo assim q tirar a tala.Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana, no tornozelo esquerdo a entorse foi de segundo grau. O médico quis colocar essa tala de gesso, será que posso voltar lá e pedi pra tirar a tala de gesso e trocar por aquelas botas? A imobilização com a tala de gesso está me incomodando muito. A fisioterapeuta me falou que a situação do tornozelo direito ficou crônica e que ela não pode me dar certeza que vou ficar boa dele de novo, o que é frustante. De qualquer maneira, muito obrigada pela sua atenção.

      Excluir
    2. Oi Fernanda, em relação ao tornozelo direito vale a pena fazer a reabilitação pra evitar entorses futuras. Você não ficará 100% mas vai sentir uma melhora no seu equilíbrio, pp quando usar salto alto, correr ou fazer alguma atividade de impacto. Se não sentir segurança no fisioterapeuta, procure um que garanta essa melhora.
      Já o tornozelo Direito não posso opinar, pois não vi seus exames, mas vc pode pedir ao médico pra trocar pela bota e usar o gelo.
      Minha dica é: peça sempre mais de uma opinião profissional. Cada indivíduo é único e seu grau de recuperação, mesmo de uma lesão crônica, também.
      Sempre a disposição. Abs

      Excluir
    3. Bom dia, vou seguir sua recomendação, estou torcendo para poder usar a bota, apesar que o médico tinha me falado pr a eu ficar sem por o pé no chão, mas já que a bota é pra entorses deve me ajudar tanto a melhorar quanto a ficar mais independente. Muito obrigada mesmo. Parabéns pelo seu blog, fica bem claro que o seu trabalho é sério.

      Excluir
  5. Olá Rosana boa tarde,
    Depois de uma pesquisa encontrei este site que parece que foca mais ou menos o meu problema.
    Fui atleta de competição maratona, nunca tive nenhum problema de pernas ou pés, deixei de praticar com 45 agora passado 15 anos voltei a recomeçar aos poucos tipo 10, 20, 30, 40, 50 minutos caminhada e corrida moderada, sem entorces, comecei a ter problemas nos tornozelos, ora no esquerdo ora no direito, passa e volta sempre com inchaço, ultimamente é o direito com inchaço como retrata aqui o "grau 3", depois de analises, raio x e ecografia nada assinalavel, gostaria da sua opinião e formas de tratamento naturais se possível.

    (fiz voltaren 75mg diclofenac sodico e tramadol em sos)

    Parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlos,

    Obrigada pela confiança.

    Bom, se os exames estão ok. Sugiro que dê uma olhada no tênis, o ideal é usar um específico para corrida com amortecedor e evitar amarrar com muita força o cadarço.

    Outra opção é fazer o teste da corrida pra ver a posição dos tornozelos e quadril quando você corre. Esse exame pode ser feito por uma fisioterapeuta com equipamentos adequados.

    Não posso garantir pois não vi seus exames, mas parece ser um problema circulatório já que é somente o inchaço sem dor. Seria bom ir num Angiologista e evitar o uso de anti inflamatório por conta própria.

    Independente do diagnóstico, seria bom se iniciasse alguns exercícios para o tornozelo e sempre alongar depois da atividade. Segue o link para os exercícios: http://zanavaz.blogspot.com.br/2011/04/guia-para-entorse-de-tornozelo-dia-3.html
    Alongamentos: http://zanavaz.blogspot.com.br/2010/03/alongamentos-para-novos-corredores.html

    Boa sorte e conte pra nós se melhorou.

    Att.

    ResponderExcluir
  7. Oi querida estou igual uma louca navegando na internet buscando informacao, ` e que eu cai de uma escada tem 2 meses e meio,..e so fui ao dotor depois de 2 semanas, o doutor bateu radiografias e nem um osso quebrado, fui para casa com a bota e o pe comprimido com uma faixa de pano, meu pe comecou esquentar e queimar tive que tirar a faixa fiquei mais 1 semana e o pe ficava roxo como se o sangue fica se todo parado no pe...e nao circula...e o pe queima e as veias incham um pouquinho...e queima todo o peito do pe, tenho sensibilidade e posso move- lo devagar, para frente e para atraz, doi um pouquinho, e nao da para fazer rapido....e tambem nao consigo andar, o que sera essa queimacao, e a cor do meu pe se baixo fica tudo roxo,se levanto fica cor normal....fiquei 2 dias no hospital internada e os medicos fizeram ultrasom do pe e das veias e nao tenho nada, passei pelo neurologista tambem disse que nao tem problelma....queriam me transladar a um outro hospital, mais eu preferi vir embora, na emergencia ficava sozinha e dormindo mal..vim para casa meu pe continua roxo quando eu baixo....faz uma caridade para mim me manda pra meu email a resposta Deus te recompense... kendayfamilia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Kenda, não entendi qual a sua pergunta, mas nos posts sobre tornozelo você encontrará algumas dicas sobre seu caso.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  9. Prezada Rosana, boa tarde.

    Tive uma entorse no tornozelo direito de grau 2 no dia 19 de dezembro de 2012. Fui ao médico no dia seguinte e ele pediu para eu esperar um pouco, pois estava muito inchado, e marcar uma consulta para o mês seguinte. Voltei hoje e ele solicitou uma resonância magnética, já que o tornozelo continua um pouco inchado e frouxo. Vou sair de férias no carnaval e fazer a resonância logo em seguida. Vou voltar a consultar o médico só no final de março, quando acabarão as minhas férias. Tem problema esperar tanto tempo para iniciar o tratamento com fisioterapia, caso seja necessário? Sou praticante de atividade física, essa semana voltei a correr e senti um pequeno incomodo. O ortopedista permitiu que eu corra apenas em esteira para evitar novas torções. Eu posso realmente correr? Posso ter alguma sequela caso o meu tornozelo não esteja completamente cicatrizado?

    Desde já, muito obrigado.

    Abraços,
    Fernando

    ResponderExcluir
  10. Fernando, o ideal é fazer a Ressonância o mais rápido possível, mesmo antes do carnaval. A lesão depois de 45 dias torna-se crônica e requer um tempo mais prolongado de tratamento. Com o exame em mãos vc já deve procurar um bom fisioterapeuta. E claro, nada de correr na esteira, mesmo que não tenha lesão é melhor esperar mais um pouco o resultado do exame. Vc pode substituir a esteira por outra atividade que não coloque pressão no tornozelo, como natação ou hidroginástica. A última sugestão é
    fazer uso do gelo e elevação da perna por causa do edema. Vc encontra como fazer nas dicas do Guia de entorse.
    Bom carnaval e até +!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, muito obrigado pela resposta. Grande abraço e bom carnaval para você também.

      Excluir
  11. Prezada Rosana, boa tarde,

    Tive entorse grau 2 no meu tornozelo esquerdo, já tirei a bota e inciei a fisioterapia. Tenho poupado bastente meu pé de qualquer esforço, continuo fazendo gelo e já fiz 04 das 10 sessões iniciais de fisioterapia para voltar ao médico para nova avaliação. No entanto, agora tenho sentido uma queimação exatamente no local do entorse. Isso é normal? Devo voltar ao médico antes de finalizar as sessões para avaliar o motivo da queimação? Obrigada, Valéria

    ResponderExcluir
  12. Valéria, a queimação parece ser algum problema circulatório associado, porém 4 sessões é muito pouco. Vc está fazendo massagem ou drenagem linfática durante a sessão? Dá uma olhada no vídeo dessa página:
    http://zanavaz.blogspot.com.br/2011/03/guia-para-entorse-de-tornozelo-dia-2.html.
    Espera completar pelo menos 10 sessões para voltar ao médico.
    Segue alguns exercícios que vc já pode fazer:
    http://zanavaz.blogspot.com.br/2011/04/guia-para-entorse-de-tornozelo-dia-3.html
    Se vc pesquisar no blog, vai encontrar muita coisa interessante e que vai te ajudar nesse período.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  13. Olá Dr. Rosana.

    Meu caso me parece um pouco complicado, possuo um histórico muito grande de lesões no tornozelo, já tive 2 vezes rompimento total do ligamento e uma terceira que provavelmente foi parcial, atualmente tenho 25 anos e o problema se arrasta desde a adolecencia devido a varias lesões seguidas, atualmente pratico artes marciais e estou parado devido a dor e o tratamento. Estou com muita dificuldade na eversão do tornozelo, atualmente meu médico exigiu que eu complete 6 meses de tratamento convencional, e falou em uma possivel cirurgia apenas para refazer o ligamento tibiofibular anterior, já realizei aproximadamente 40 seções de fisioterapia e o problema me parece longe da solução.
    Minha duvida surge pois o médico fala em apenas reconstrução do ligamento no qual eu sinto a maior parte da dor não considerando a everção do tornozelo e instabilidade, poderia ser somente a causa da instabilidade e falta de força as lesoes do tibiofibular anterior? ou há mais algum ligamento envolvido, como os tendões fibulares (na minha forma de descrever não sinto o movimento dos tendoes fibulares na parte lateral do tornozelo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo.

      Obrigada pela confiança.

      Bom, a primeira pergunta é: qual tratamento conservador vc está fazendo na Fisioterapia? Ultra-som e/ou laser, gelo + elevação do pé, trabalho de propriocepção, fortalecimento muscular do tornozelo(inicialmente isometria evoluindo para resistência) e/ou hidroterapia seria o tratamento indicado.

      A estabilidade lateral do tornozelo é dada pelo mecanismo contensor dos ligamentos talo-fibular anterior, posterior e talo-calcâneo, associada ao terço distal da fíbula. O mecanismo de lesão é a inversão do pé com flexão plantar do tornozelo, numa intensidade além do normal, que acontece geralmente ao pisar em terreno irregular ou degrau. Este movimento proporciona uma lesão que se inicia no ligamento talo-fibular anterior e pode progredir para uma lesão do ligamento calcâneo-fibular, com o aumento da energia do trauma. A lesão do ligamento talofibular posterior é rara.

      Além do ligamento talofibular anterior, sabe-se que a principal causa da instabilidade é a fraqueza nos músculos do tornozelo. Acredito que seja o seu caso também, além do rompimento parcial do tibiofibular anterior.

      Resumindo, antes de fazer a cirurgia vc precisa fortalecer essa musculatura ao redor do tornozelo, senão a cirurgia poderá ser um fracasso. E se o tratamento fisioterapêutico for um sucesso, TALVEZ não necessite da cirurgia.

      Veja o link abaixo e converse com seu fisioterapeuta a respeito da conduta do tratamento e volte para nos contar o resultado:
      http://zanavaz.blogspot.com.br/2011/04/guia-para-entorse-de-tornozelo-dia-3.html

      Excluir
    2. Nossa que complicado, na fisioterapia tenho feito várias coisas, normalmente faço alongamento seguido de exercícios e posterior analgesia.
      Mesmo hoje após certo tempo de tratamento ainda sinto dor dependendo da intensidade das minhas atividades diárias, porem já vi uma pequena melhora na aplitude do movimento do pé que estava bem afetada, mas quanto a força para realizar os movimentos e a dor ainda não vi melhora significatica.
      Eu sou sincero a dizer que prefio uma cirurgia devido ao grande histórico que possuo de lesões, mas vi muita importancia na fisioterapia que estou considerando-a pré-operatória. Pena que a dor em alguns dias (como hoje) que me coloca em duvida quanto longa duração do
      fisioterápico frente a dor que já se prolonga por meses.

      Excluir
    3. Não desista mesmo com dor. Entendo que prefira a cirurgia mas a fisioterapia continua necessária, seja paciente que o resultado virá. Se puder, nesse meio tempo use o gelo no local em casa( 20' a cada 2 horas).
      Sucesso!

      Excluir
    4. Graças a Deus o pesadelo acabou, finalmente ao ser atendido por um excelente médico o problema veio a tona.
      Instabilidade ligamentar comprovada, ligamentos laterais do tornozelo todos com sintomas claros de instabilidade, e necessidade de osteotomia do calcâneo para correção da posição. Os ligamentos do meu pé já apresentavam instabilidade visual, porem faltou a experiência de um excelente médico (Talvez uns dos melhores do mundo)com coragem para dizer que eu precisava de uma cirurgia (logicamente pagarei por ela um preço justo ao nível da lesão e do médico). O problema da dor forte estava sendo causado possivelmente pelo deslocamento da fíbula já que meus ligamentos não servem mais como deveriam.
      Agora fico mais aliviado em esperar pelas próximas seções de fisioterapia, já operado e com tudo no lugar tenho certeza que a fisioterapia irá muito me ajudar.

      Excluir
  14. Oi. Tive um entorse do tornozelo esquerdo. Pela post, foi de primeeiro grau. No mesmo dia em que cheguei em casa, coloquei gelo e fiz uma massagem. No outro dia fui ao hospital, mas com uma dor menor. Então o médico disse que era pra usar uma bota engessada por 1 semana. Porém se passaram alguns dias e já não sinto muito mais a dor. Gostaria de saber se posso tirar a bota, e ficar colocando só o gelo!? Obrigado Desde Já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, uma semana passa rapido. Sugiro que siga a orientação médica e depois de retirar o gesso continua com o gelo. Att

      Excluir
  15. Olá Rosana parabéns pelo blog. Fiz um entorse de eversão (tornozelo direito), fui ao médico imediatamente e fizeram dois raio-X e uma tomografia para excluir faturas. Não tive fraturas, mas pelo edema e tamanho hematoma, o medico avaliou como grau 3, pois tinha inchaço demasiado na parte lateral e traseira do tornozelo. Fiz repouso por 4 semanas, usando robofoot, gelo 4x ao dia e com analgesia. Retirei a bota e consigo caminhar normalmente, mas ainda apresento edema na parte posterior e na parte lateral externa e interna do pé. Tenho as vezes dores em movimento rotacional, mas o que me incomoda mais é o edema que não regride da forma que se apresenta. Estou fazendo gelo e exercicios de fortalecimento em casa. acha que necessito voltar ao médico? ou esse inchaço é recorrente do tamanho da lesão? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valesca, seja bem-vinda.

      O edema é recorrente(vai e volta) no grau 3 e isso acontece por causa da lesão que é extensa.

      Não há necessidade de retornar ao médico...continua no gelo ( 2 a 3x/dia) e com os exercícios. O que vc pode fazer, e que vai ajudar muito, é a drenagem linfática no local.
      Dá uma olhada nesse vídeo:
      http://zanavaz.blogspot.com.br/2011/03/guia-para-entorse-de-tornozelo-dia-2.html.
      Att

      Excluir
  16. Olá Rosana tudo bem? após uma entorse o tendão fibular da perna direita fica saindo e voltando ao lugar quando ando, é so andar um pouco rápido ou apoiar o pé firmemente no chão q ele sai. Usei o gesso por 9 dias e continua do msm jeito, minha pergunta é, se eu comprar um estabilizador de tornozelo tipo cast e passar algumas semanas o tendão vai parar de sair do lugar?

    A 3 anos isso aconteceu pela primeira vez e eu usei gesso 25 dias e ficou normal, e so agora q saiu de novo. Queria saber se o estabilizador resolve.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, tudo ótimo!

      O estabilizador vai AJUDAR, mas não resolve... pode ser que volte daqui há alguns anos pois trata-se de uma fraqueza muscular e você precisa fortalecer a musculatura ao redor.

      Pra fortalecer, dá uma olhada na parte do TRATAMENTO desses links:

      http://zanavaz.blogspot.com.br/2012/05/atletas-e-distensao-na-panturrilha_14.html?showComment=1379286895237#c3477523129387252668

      http://zanavaz.blogspot.com.br/2013/04/dor-no-arco-plantar-tratamento-para.html

      Att,

      Excluir
  17. Neste caso do tendão fibular ficar passando o maleolo é cirurgico ou imobilização resolve ?

    ResponderExcluir
  18. Esta muito bom seu estudo. Me ajudou muito, pois passei a aplicar mais gelo e diminuiu consideravelmente a inflamação.

    ResponderExcluir
  19. Olá Rosana,boa tarde,tive uma torção que se parece muito com a de nível 3 porém não sinto dor no local,estou com a tala de gesso,mas estou desesperado,possuo a bota,tenho um jogo muito importante daqui a 2 semanas, e queria saber o que posso fazer para melhorar logo,o que seria melhor para mim,peço a sua opinião por favor,desde já agradeço a sua atenção.Boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario Henrique sugiro que procure um fisioterapeuta para tratar sua lesão. Não tem como ser grau 3 sem dor. Enquanto isso use o gelo e elevação.
      Att

      Excluir
    2. Obrigado Dra. Rosana,gostaria também que pudesse me responder,se a dor que fala,é tipo sente dor mesmo com a bota de gesso a entrose de grau 3? E eu possuo a robofoot,é interessante fazer a troca,pois com o gesso não da para colocar gelo.Agradeço muito sua atenção.Obrigado.

      Excluir
    3. Pode trocar sim o gesso pelo robofoot e retirá-lo para aplicação do gelo. A dor que me refiro pode ser em repouso ou qd movimenta o tornozelo.

      Excluir
    4. Obrigado doutora,muito obrigado mesmo. Deus a abençoe.

      Excluir
  20. Murilo Fernandes deixou um novo comentário sobre a sua postagem "GUIA PARA ENTORSE DE TORNOZELO EM ATLETAS":
    Oi Rosana, estou com uma lesão do grau 1, que adquiri há 2 dias, o inchaço já está quase imperceptível, será que já posso usar tênis? Outra, sempre tenho lesões no tornozelo, ora no direito, ora no esquerdo, será que são entorses "mal-curadas"?
    Abraço, Deus Abençoe. Jesus é apaixonado por você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Murilo, obrigada pelo carinho.

      Primeiramente, se vc puder, sugiro evitar tênis com cardarço/sapato apertado por 7 dias (contando á partir do dia do entorse).

      Para evitar essas entorses mal-curadas você precisa fortalecer a musculatura ao redor do tornozelo, prevenindo assim uma lesão mais grave. Dá uma olhada nesses exercícios que vc pode fazer depois de 7 dias da lesão:
      http://zanavaz.blogspot.com.br/2011/04/guia-para-entorse-de-tornozelo-dia-3.html

      Tente fazer passo-a-passo sem pular etapas,ok?

      Att,

      Excluir
    2. Obrigado Rosana, já estou quase bom (rsrs), será que a partir de amanha (4° dia) posso fazer contraste, para acelerar o processo?
      Abraços

      Excluir
    3. Sim Murilo, com certeza pode iniciar o contraste!!

      Excluir
    4. Já estou incomodando você demais, rsrs. É normal o pé ficar um pouco fora de orbita, ou seja, ele ficar apontando para fora?
      Abraços!

      Excluir
    5. Não. O normal é a posição neutra.

      Dá uma olhada no post http://zanavaz.blogspot.com.br/2013/10/o-teste-da-pisada.html

      Excluir
  21. Rosana , boa tarde
    Sofri uma fratura bimaleolar no tornozelo direito e foi feito cirurgia no dia 07.10.2013 para colocação de pinos e parafuso sindesmose. Estou com tala gessada até então . Amanhã tenho retorno com meu médico e ele me disse que se tudo correr bem, já poderei pisar com bota robofoot , o qual já comprei. Normalmente , quando poderá iniciar a fisioterapia nesse caso ,pois meu tornozelo esta rígido . Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sônia,

      Assim que tirara a tala gessada já pode iniciar a Fisioterapia. Acredito que seu médico saberá te orientar melhor.
      Att

      Excluir
  22. Fiz cirurgia no tornozelo com colocação de pinos e parafuso há uns 50 dias e já estou com robofoot pisando com carga parcial . Daqui 4 dias será retirado o parafuso de sindesmose. Depois desse procedimento , quanto tempo se espera para para realizar fisioterapia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de como seu corpo respondeu a cirurgia. O início da Fisioterapia varia de 1 dia há 1 mês.

      Att

      Excluir
  23. Depois de uma cirurgia no meu tornozelo por conta de uma fratura , meu pé ficou imobilizado por mais de 45 dias.Agora , meu tornozelo está rígido com o pé na posição equino . Não consigo colocar o calcanhar no chão . A fisioterapia ajuda ele voltar ao normsl? Estou muito preocupada com isso obrigada

    ResponderExcluir
  24. Depois da remoção do parafuso de sindesmose , meu pé fica muito vermelho quando o coloco para baixo É normal .?

    ResponderExcluir
  25. Obrigada doutora Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  26. Dra

    Fiz uma cirurgia no tornozelo há mais de 60 dias (fratura bimaleolar) para colocar pinos e parafusos e fiquei imobilizada por quase 50 dias. Agora meu tornozelo está muito rígido , e sinto como se um arame estivesse prendendo meu tornozelo atrás na parte de dentro . Meu médico agora na última consulta me deu 30 sessões de fisioterapia : 30sessões de ADM e força muscular. Gostaria de saber se é normal o fisioterapeuta nas priimeiras sessões forçar( com força mesmo) o tornozelo para frente e para trás para soltar , destravar o mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, tudo depende da avaliação que o seu Fisioterapeuta fez. As vezes é necessário.

      Excluir
  27. Dr Rosana eu estava jogando bola ai eu torci meu pé senti um estralo na hora eu n tava conseguindo andar direito e tals emfim fui no medico so na outra semana no hospital porque estava muit inchado tomei uns anti-inflamatoris desincho um poco mas ja fas uns 2 meses que ele n melhoro ate hoje eu nao consigo correr e nem tenho muita força no pè porque doi pelo que eu li e grau 2 vc axa normal ele demorar assim pra melhorar ,obseervaçao vacilei e nao fiqei muito de repouso ks mas ele esta inchado um pouco ate hoje nao se movimenta como o direto nao sabe normalmente o q vc axa q é preciso voltar no medico fisoterapria esas coisas
    ?? obrigado sou novo aqui :)

    ResponderExcluir
  28. Olá, mas o que o médico te indicou na época?

    Sugiro que procure um bom Fisioterapeuta para um acompanhamento pois não é normal a dor durar tanto tempo.

    Att,

    ResponderExcluir
  29. na epoca ele disse q no primeiro dia eu tinha q ter usado tala sabe mas ai como ja tinha passado uns dias nao ia precisar mais,ele me passo uns remedio so tomei umas vacinala tiro minha dor mas ate hj nao melhoro mt n ms obrigado Dr atemais

    ResponderExcluir
  30. Após cirurgia do tornozelo com colocação de pinos e parafusos por causa fratura bimaleolar , normalmente depois de quanto tempo poderei pisar com carga total? Obrigada doutora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia, normalmente de 15 a 45 dias. O que vai variar é a idade e condicionamento físico do paciente.

      Att,

      Excluir
  31. Boa noite Rosana,
    Tive entorse no tornozelo esquerdo em 28/12/2013 e fiquei 5 dias com a tala, fiz raio-x e não acusou nenhuma fratura, porém ficou bastante inchado e roxo no local. Andei com muletas por 10 dias e sempre mantendo o pé elevado em almofadas e colocando numa bacia com água e gelo. Com 5 dias depois que tirei a tala engessada, já conseguia andar bem, mas ainda inchado no local. Hoje (20/01/2014), quase 30 dias depois do entorse, estou andando muito bem, até arrisco uma corridinha leve, mas o tornozelo continua um pouco inchado e duro no local. Continuo até hoje colocando o pé numa bacia com água e gelo. A Sra. me recomendaria alguma outra coisa para ajudar a desinchar? Gostaria de saber também se há algum reflexo no sistema circulatório, pois sinto um pouco doloridas algumas veias próximas. Grata.

    ResponderExcluir
  32. Sugiro continuar com o gelo.
    O sistema circulatório está comprometido, por isso é importante fazer a Fisioterapia.
    Att

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Dr. Rosana,
    tive uma entorse de tornozelo esquerdo no dia 20/02/2012 jogando futsal, fui ao médico e tinha sido apenas uma lesão leve, dede então, venho sofrendo entorses consecutivas, já foram 12 contando com a de ontem. Procurei aluns médicos ortopedistas e todos disseram que não é caso para operar, o meu médico atual me passou uma palmilha ortopédica com elevação lateral mas não tenho visto melhora. Eu não aguento mais torcer o pé a cada 2 meses, já fiz 1 ano e meio de fisio, sem sucesso. Você recomendaria algum tipo de tratamento? Estou pensando em comprar uma tornozeleira que vi num site, "TORNOZELEIRA ACTIVE ANKLE - T 2", você acha que eu poderia utilizar esta tornozeleira no dia-a-dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sugiro, porque qualquer faixa, tprnozeleira, ortese que vc usar, irá deixar o músculo mais preguiçoso pra fazer o trabalho dele.
      Troca de Fisioterapia ou Fisioterapeuta. Vc já deveria ter o tornozelo mais forte pelo tempo de tratamento.

      Att

      Excluir
  34. Rosana, por favor

    Qual o tempo de recuperação total de uma cirurgia no tornozelo por causa de uma fratura bimaleolar (colocado pinos e parafusos!) ou seja , voltar à vida normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Varia de 15 a 60 dias. Depende do paciente e do tratamento fisioterapêutico.
      Att,

      Excluir
  35. Dra. Rosana! Saudações! Também me chamo Rosana. Primeiramente quero parabenizá-la pelo Blog que está repleto de informação de fácil compreensão e bem direcionada aos problemas de entorse. Por favor, veja se pode me ajudar: tive uma entorse de tornozelo em 15/01/14, inchou e o pé ficou avermelhado, coloquei gelo. No dia seguinte continuou inchado e fui ao pronto atendimento. Após rx (normal) foi colocado uma tala de gesso e fiquei por 4 dias. Ao retirá-lo, ainda com inchaço ao redor do tornozelo, fiz uma US e constatou tenssonovite. Mas o médico disse que era entorse! Comecei fisio 7 dias após retirar a tala. Na fisio faço US, pequenos choques, infra e exercícios. Não tenho colocado gesso devido ao tempo do ocorrido mas devo colocá-lo? E imersão em água gelada? Tenho problemas circulatórios e uso meia elástica durante o dia. Uso muletas e tento caminhar mas o tornozelo incha. Não sinto dor mas muita ardência ao redor do tornozelo. Qual sua opinião? Muito grata antecipadamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entorse e tenossinovite são coisas diferentes.
      Pode ter acontecido uma tenossinovite decorrente do entorse porém o tratamento é parecido mas não p mesmo.
      Ainda é pouco tempo de fisioterapia pra saber mas sugiro intensificar os exercícios e drenagem linfática.
      O gesso não tem mais finalidade depois de 15 dias de lesão.
      Att,

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Oi Rosana , tudo bem

    Após quase 3 meses da cirurgia nos dois maleolos com placa e parafusos, iniciei fisioterapia , e depois de 20 sessões o médico indicou treino de marcha. O problema é que sinto muita dor após os exercícios na prancha e ao pisar com carga cem por cento(o médico já liberou ). È normal sentir essa dor? Obrigad

    ResponderExcluir
  38. Dra Rosana ,boa noite

    Por gentileza , a fisioterapia resolve isso ?

    Rigidez articular causada pela aderência cicatricial ao redor da articulação e encurtamento dos músculos e tendões adjacentes à ela. (sinto tornozelo "preso") Grata S. maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Principalmente com Laserterapia e Terapia Manual.

      Att,

      Excluir
  39. Parabéns, Rosana!
    Estou pesquisando há alguns dias e você trata o assunto com a simplicidade e objetividade dos grandes mestres.
    Tenho 42 anos, sempre fui atleta amador. 1° Tentei ser fisiculturista, fiz uso de esteroides (quando a venda era livre), fiquei grande. Desisti e fui praticar futebol de campo (amador), que sempre foi minha paixão.
    Já operei o joelho direito duas vezes (reconstrução do lca) e na coluna fiz uma dissecção em 2002 e uma artrodese lombar com 6 parafusos em 2012. Estou acostumado a sentir dor, resisto bem.
    Havia sofrido um entorse no tornozelo direito, no final da década de 90, que tornou-se recidiva por quase 6 meses. O médico indicou imobilização 15 dias + 10 sessões de fisio.
    Deu certo, nunca mais tive problemas no tornozelo, até o dia 18 de fevereiro de 2014:
    Meu caso, HOJE, é rompimento grau 3 do ligamento tibiofibular anterior.
    Tenho dúvidas sobre a FUNÇÃO deste ligamento, meu médico disse que os outros ligamentos vão segurar. Não fiz repouso, nem imobilização por ter que trabalhar. No dia 13 de março, agora, o médico mandou imobilizar 15 dias e iniciar tratamento fisioterápico em dois turnos, usar gelo em casa. Serei avaliado e, somente amanhã começarei a fisioterapia. Será mais um caso cirúrgico? Hoje estou com 102 Kg e 12% de gordura em 1,76 m. Os esteroides podem ser responsabilizados pelos meus traumas? Obrigado!

    ResponderExcluir
  40. Olá Dra,
    Tive uma entorse de tornozelo há 13 dias. Fui imediatamente ao médico e ele fez rx, descartando fraturas. Ele solicitou tala gessada por 7 dias, mas como eu tenho robofoot, tentei voltar a clínica para retirar a tala antes. Com 4 dias, removeram a tala e fui autorizada a colocar o pé no chão com robofoot. Estou preocupada pois n coloquei gelo nas primeiras 72 horas. Meu pé tava inchado e com uma leve dor a palpação proximo ao ossinho do tornozelo no dia que tirei a tala e a médica q atendeu disse q n era bom, mas autorizou a pisar com o robofoot. Mesmo usando o roboffot, tive receio de pisar. Depois de 2 dias com o robofoot, resolvi pisar com vontade. Doia quando iniciava, mas depois aliviava. Voltei para revisão medica após 10 dias da torção. O meu pé ainda estava inchado e com hematomas. Ele fez novo rx(n entendi...), pediu para fazer flexão e extensão do pé, o qual eu consegui fazer e disse q não iria solicitar fisioterapia pq precisava da ressonancia para saber se o ligamento rompeu. Indicou apenas fazer compressas com agua quente e fria em casa. Estou com 14 dias em repouso, me movimento apenas dentro de casa e sinto um pouco de dor ao andar com o robofoot, mas n é nada insuportável. Só poderei fazer a ressonância na próxima semana e fico preocupada, pois já gostaria de ter iniciado o tratamento fisioterápico. Tenho muitas dúvidas e o médico n foi tão claro comigo...vi que seu blog é muito esclarecedor e resolvi pedir ajuda. Já estou com 14 dias após torção, é normal sentir leve dor ao andar com robofoot? Realmente posso pisar com o robofoot com suspeita de ruptura de ligamento? Consigo apoiar o pé no chão dem robofoot, ainda assim pode ter havido ruptura de ligamento? Quando eu torci, voltei dirigindo para casa...doeu, mas fiz...Se fosse grau 3 conseguiria dirigir? O que posso fazer em casa para reduzir o inchaço, além das compressas alternadas? Com tudo isso que falei, vc acha que posso voltar a dirigir com quanto tempo? Posso voltar ao trabalho (trabalho sentada)? Não me sinto assim tão limitada para fazer minhas atividades laborais... Além disso, faço pilates, será que já posso voltar ? Já tô afastado do trabalho por todo esses dias e quero voltar logo. Faço o que for preciso para acelerar a recuperação...Me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, o médico disse que não era bom colocar o pé no chão e liberou vc andar?!
      Bom, acredito que vc precisa de um acompanhamento e orientação melhor. A fisioterapia pode ser iniciada no segundo dia de lesão.
      Infelizmente, não tenho como fazer consulta sem ver seu tornozelo/pé. Tento apenas orientar de uma forma geral mas cada caso tem sua particularidade.

      Att,

      Excluir
  41. Dra Rosana,
    Desenvolvi uma espécie de "cordão duro" logo abaixo da cicatriz de um dos maléolos do meu tornozelo , após cirurgia do mesmo , devido fratura bimaleolar , que sinto "repuxar" quando ando. Pode ser fibrose? A fisioterapia resolve isso?Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!! É a fibrose! A fisioterapia com Ultra-som ou Laser associado a mobilização do tornozelo tem um excelente resultado.

      Att,

      Excluir
    2. Dá uma olha nesse link:

      http://zanavaz.blogspot.com.br/2011/03/guia-para-entorse-de-tornozelo-dia-2.html

      Excluir
  42. Obrigada pelo vídeo Abs.

    ResponderExcluir
  43. ROSANA,

    Fiz cirurgia tornozelo para colocação de placa e parafusos por causa de fraturas nos 2 maléolos. A cirurgia foi em outubro de 2013. Hoje tive alta médica , e o médico me disse que se eu quiser posso retornar em setembro deste ano para marcar cirurgia para retirada da placa e parafusos. \o que voce aconselha? Devo retirar ou ficar com esses implantes até o fim da vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia, na minha opinião, se não estiver incomodando não tem porque fazer a cirurgia para retirar os pinos.

      Att,

      Excluir
  44. Boa noite Rosana

    Tive uma entorse a 5 dias atras,e hoje eu ja consigo andar sem nenhuma dor mas ainda manco um pouco é norma?O médico nao me falou qual foi o grau da entorse,mas pelo o que me baseio me parece ser de primeiro grau,Em média quanto tempo dura a recuperação de primeiro grau com a fisioterapia?e quanto tempo dura a de segundo grau tbm? Desde ja agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Getúlio, todas essas informações se encontram no blog.

      Att,

      Excluir
  45. boa tarde rosana a mais ou menos uma 3 meses atras usei um tênis que ganhei estava a apertar um pouco meu pe que me causo muitas dores tanto no pe quanto nas pernas e a mais ou menos ums mês percebi um caroço no meu tornozelo que não doi no local mas sim na parte de traz das pernas fui ate o ortopedista que solicitou um rx que não deu nada por favor me ajuda estou desesperada!!!obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katy, sugiro que procure outro ortopedista ou um reumatologista porque tem algo errado, pode ser apenas um nódulo sebáceo (gordura) ou algo mais sério. Acredito que o ideal seria um exame de ressonância magnética
      Att,

      Excluir
  46. Olá Rosana.
    Parabéns, ótimas dicas, simples e eficazes.
    Tenho uma dúvida, sofri uma entorse de tornozelo essa noite, tudo indica ser de grau 3, fui ao hospital da região e simplesmente imobilizaram o tornozelo com gesso e faixas e me agendaram uma consulta com um ortopedista daqui a três dias , a falta do tratamento com gelo e o calor gerado pelo gesso com a faixa pode agrava o meu quadro até o dia da consulta com o ortopedista ? Devo tomar medidas como retirar o gesso e faixas e iniciar as sessões com gelo ?

    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  47. Olá Rosana.
    Boa Tarde Rosana a mais ou menos 7 meses tive uma torção de tornozelo grau 2 comecei a praticar atividades após o terceiro mês, voltei ao médico e bati um rx mais não deu nenhuma fratura, sempre que eu faço atividades (jogar futebol) sinto um incomodo e não tenho muita confiança e alternei as atividades percebi que o meu tornozelo esta um pouco frouxo, o que devo fazer ? que tipo de proteção devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde André, seu quadro é de falta de propriocepção no tornozelo e talvez associado a fraqueza muscular no local. Sugiro procurar um bom fisioterapeuta para fazer esse trabalho.
      No fim do guia de entorse do tornozelo faço alguns comentários sobre isso.

      Att,

      Excluir
  48. Boa tarde Doutora, minha filha de 06 anos teve uma lesão no tornozelo brincando na cama elástica, no dia 07/06, na hora já inchou e levei-a imediatamente a emergência, que pediu um raio-x e encaminhou-a a um ortopedista, num primeiro momento ele disse que não havia fraturado, que era somente uma torção, colocou uma tala de gesso e pediu que eu voltasse no dia 11/06, assim fiz, e nessa nova consulta ele disse que depois que fomos embora ele analisou melhor e que havia fraturado sim, e me explicou mais ou menos assim: "que em crianças, o ligamento é mais forte que o osso, e que no caso dela, o ligamento desprendeu-se do osso, causando a lesão no osso, que era tratado como uma lesão de ligamento, mas que o dano era no osso", achei meio confuso, e a partir desse dia ela passou a usar a bota imobilizadora, voltei ontem, dia 26/06, e ele pediu pra que ela continue por mais três semanas com a bota e marcou retorno dia 17/07, quando então fará um novo raio-x, e que no caso dela o tratamento só era clínico, e que ela poderia andar se não sentisse dor, ainda está roxo e inchado, no consultório ele fez vários movimentos com o pé e ela não sentiu dor, em casa ela nunca reclamou de dor, e desde que se machucou não para quieta de jeito nenhum. O laudo do raio-x diz assim: "imagem ovóide com densidade cálcica junto a extremidade distal da epífise da fíbula, que pode representar centro de ossificação. Correlacionar com dados clínicos." O que o ortopedista disse tem lógica? Na sua opinião deveria ser feita fisioterapia? O fato dela ter andado esse tempo todo, pode danificar a recuperação? Deveria procurar uma 2ª opinião com outro ortopedista?
    Se recebeu meu comentário em duplicidade por favor desconsidere um.
    Desde já agradeço a atenção.
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra,

      O procedimento é esse mesmo! A fratura se chama "fratura em galho verde" comum em crianças e idosos também. É necessário o acompanhamento até +- 3 meses, quando o osso estará completamente 'colado'.

      Quanto ao inchaço e roxo você pode fazer uso do gelo. Se vc não conseguir fazer em casa terá que ir para Fisioterapia ,porém não se usa aparelhos em criança, seria só para a colocação do gelo com a perna elevada!!

      Segue abaixo.
      http://zanavaz.blogspot.com.br/2011/03/guia-para-entorse-de-tornozelo-dia-1.html

      É importante que ela evite, o máximo possível, colocar muito o pé no chão pro osso 'colar' direito,ok?

      Att,

      Excluir
  49. Boa tarde, ontem sofri uma torção no tornozelo que resultou no grau dois, o local foi imobilizado. porém após algumas horas comecei a sentir uma queimação no local da fratura e um pouco acima da fratura também, então gostaria de saber se isso é normal por conta do aperto da tala e se corro algum risco de estar havendo mal circulação ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser mal circulação devido a fratura ou o pela foma como o gesso foi colocado.

      Att,

      Excluir
  50. Olá Dr Rosana Vaz gostaria de obter uma informação mais ou menos concreta , é o seguinte :
    Fiz um entorse no tornozelo há cerca de 4 meses , ainda hoje tenho algumas dores e o inchaço ( apesar de ser menor do que quando torci ) ainda perdura . Fui ao médico neste caso médica e ela disse que estava tudo bem não foi preciso fazer raio X nem meter nada mas disse que ia levar meses a recuperar . Passado 3 meses consigo realizar tarefas desportivas como luta e futebol . Gostaria de saber mais ou menos quanto tempo vai levar para as dores e o inchaço desaparecerem por completo ?

    Aguardo uma resposta .
    Cumprimentos , Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Não é uma receita de bolo..tudo depende como foi o tratamento desde o início.Se depois de 4 meses vc ainda tem DORES!! é porque o tratamento não foi feito adequadamente, ou seja, tornou-se uma lesão crônica, podendo torcer o pé e novamente.

      Sugiro vc ainda tentar a Fisioterapia para o seu caso antes mesmo de voltar a fazer atividade física, pois a dor/inchaço pode perdurar por anos.

      Att

      Excluir
  51. Olá Dra., por favor:

    Depois da retirada de uma placa e 5 parafusos do meu tornozelo(depois de um ano de cirurgia) em quanto tempo já posso colocar o pé no chão com carga total? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta já respondida acima. Normalmente de 15 a 45 dias. O que vai variar é a idade e condicionamento físico do paciente.

      Att,

      Excluir
    2. Boa Tarde! Dr. Rosana, sofri uma entorse grau II no tornozelo esquerdo a 17 dias, já pois o pé no chão e estou conseguindo caminhar normalmente, porém gostaria de saber se eu já posso a voltar praticar meu esporte pois tenho jogo amanhã.
      Obs. O esporte é voleibol

      Excluir
    3. Boa Tarde Dra .Rosana

      Tenho implantes no meu tornozelo por causa de uma fratura nos dois maléolos. Percebi que quando há mudança na temperatura , principalmente do tempo frio para o calor , sinto uma dorzinha enjoada no local de onde se encontra a placa , e no frio não sinto tanta dor. È normal isso? Obrigada . bjs.

      Excluir
  52. Olá Dr. Rosana no dia 5/8, tive um entorse de tornozelo, meu tornozelo ficou bem edemaciado, e com hematoma, muita dor ao toque e ao encostar o pé no chão, fui atendida pelo ortopedista no qual ele solicitou a realização do raio x, onde foi constatado que não tinha fratura, através do exame clínico ele constatou que era uma lesão de ligamento, fez uma tala, e prescreveu um antiinflamatório, hoje faz 15 dias que estou com a tala, ele pediu que retirasse com 21 dias, mas até agora a dor só piorou, sinto como se tivesse enfiando uma faca no meu tornozelo, as vezes sinto uma ardênçia, o edema, e os hematomas não sumiram, fisioterapia ele indicou após eu retirar a tala, estou preocupada, porque até agora não vi melhora, pelo que vi segundo as classificações, me encaixaria no grau 3, só que não fiz nenhum outro exame, para poder diagnosticar lesão total do ligamento! O que me indicaria? Devo continuar com gelo na região? Caso seja uma lesão total, a resolução do problema seria apenas cirúrgica? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Andressa, tem algo estranho mesmo...a dor não piora da forma como relatou.
      Pensei em algumas opções e alternativas: retire a tala antes do período pois ela pode está muito apertada e comprimindo a circulação; inicie a reabilitação com um BOM fisioterapeuta amanhã mesmo; volte no médico e relate isso a ele ou procure outro e peça uma ressonância magnética q só ela irá definir o grau do entorse e traçar o melhor tratamento.
      Um bom fisioterapeuta vai saber diagnosticar tratar antes mesmo do resultado desse exame.
      Aguardo seu retorno.
      Att,

      Excluir
  53. Continua com o gelo sim e procura um bom fisioterapeuta para já iniciar o uso de ultrasom. O primeiro mês é sofrido mesmo!!
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  54. Bom há 2 anos, quebrei o tornozelo e rompi o ligamento jogando futebol. Fratura do maleolo lateral! Tive que colocar placa e 7 parafusos.. Senti mta dor depoia da cirurgia.. Insuportavel!
    Agora 2 anos depois fiz outra cirurgia, de retirada dos parafusos e placa.. Tem uma semana, e o pé agora está queimando mto.. É normal??
    Tem a ver cm circulaçao?
    E outra, tinha os movimentos limitados, acha q agora pode voltar mais?

    Att,

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, Obrigada por sua pergunta.

      Geralmente a cirurgia para retirada dos parafusos é uma opção do paciente e quase nunca apresenta uma melhora significativa que justifique passar por esse procedimento.
      Se vc acompanhar o guia para entorse de tornozelo verá que 1 semana é pouco tempo para avaliar a queimação, que é provavelmente relacionado a circulação.

      Segue abaixo o link do guia:

      http://zanavaz.blogspot.com.br/2011/03/guia-para-entorse-de-tornozelo-dia-1.html

      Att,

      Excluir
  55. Olá Drª!
    Sexta feira (06/09) estava jogando vôlei como de costume e logo no inicio senti algo no meu tornozelo, pensei que algo tinha batido, mas quando sai do jogo parecia que alto tinha ido para o local errado, parecia que algo tinha ido para cima do osso, aí eu "empurrei" de volta e em casa coloquei gelo e imobilizei com faixa e tornozeleira, não ficou inchado mas apareceu um roxo no sábado, ainda continua com ele imobilizado com faixa e tomando anti-inflamatório. Estou fazendo certo, preciso de algo a mais?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jocimar!
      Não sei quanto ao uso de antiinflamatório (seria bom ir no ortopedista) mas vc pode colocar o gelo a cada 2 horas com o pé elevado. Para intensificar o resultado vc pode fazer algumas sessões de Fisioterapia com o ultrassom e aplicação do tapping.
      Já fiz um post sobre isso.. Você pode pesquisar aqui no blog.
      Sucesso!

      Excluir
  56. olá meu nome é katia neves de sao paulo tive uma entorse no tornozelo direito em 21/02/2018 onde houve deslocamento do tornozelo e fratura do maleolo como medida medica foi feito o raio x e imobilização com tala, apos 8 dias retornei ao hospital realizando novo raio x onde o medico disse que a fratura não se moveu permanecendo assim com a tala, só que sinto uma pressão muito forte quando desço a perna para ficar sentada acompanhada de dor e queimação e as vezes cãibras na panturilha, estou preocupada pois não foi feito um ultrassom ou tomografia para avaliar os ligamentos, minha perna fica muito inchada e sinto grande pressão no tornozelo oque pode estar acontecendo e o que devo fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para atletas do voleibol - Lesões mais comuns

Fasciíte plantar: problema comum entre corredores

Core training exercícios - entendendo nosso centro de força