GUIA PARA ENTORSE DE TORNOZELO- DIA 4

Atualizado em Novembro 2015!
Essa parte do guia pode ser utilizada tanto na reabilitação da entorse de tornozelo como na prevenção de uma.

A instabilidade do tornozelo é caracterizada pela sua fraqueza muscular, e pode ocorrer mesmo com os ligamentos intactos e a mecânica articular estável, devido a falta de propriocepção, que está relacionada com o equilíbrio e sensação de posição da articulação em relação ao corpo.

Propriocepção é o mecanismo de receptores nervosos que se encontram na pele, músculos, ligamentos e articulações. Esses receptores mandam informações ao seu cérebro informando a posição de cada estrutura. Essas informações são processadas rapidamente e á partir daí as estratégias de movimentos são formuladas e executadas.

Nos tornozelos instáveis esses receptores podem ser lesionados durante a entorse ou no dia a dia devido ao excesso de carga de um só lado.

Superfícies instáveis associada ao uso de suportes de tornozelo são comumente usados na reabilitação de tornozelos instáveis em atletas. O mais conhecido, o Wobble Board, foi desenvolvido para trabalhar na reeducação do sistema proprioceptivo. 

Clique no vídeo abaixo para ver os exemplos de exercícios que podem ser feitos com o wobble board e a relação com a propriocepção.

Estudos prévios mostram que o treinamento de uma perna em apoio na wobble board aumenta a habilidade e o equilíbrio do atleta; outro estudo ainda acrescenta que atletas que se tratam com o wobble board apresentam uma recuperação mais rápida sem entorses recorrentes, diferentes dos que seguiram o tratamento convencional.

O TAPING também é uma opção de tratamento para o atleta. Quando o TAPING é usado na articulação do tornozelo também pode ajudar na redução de recorrência da entorse pois mobiliza a articulação, porém deve ser aplicado por um profissional especializado após uma avaliação minuciosa. O TAPING deve ser usado em associação com a reabilitação do tornozelo, caso não, torna-se apenas um paliativo ou pode piorar o quadro, pois pode agravar a fraqueza muscular da região do tornozelo.

Na última postagem do GUIA PARA ENTORSE DE TORNOZELO iremos falar sobre PLIOMÉTRICOS, aguardem.

Acompanhe os outros posts sobre entorse:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para atletas do voleibol - Lesões mais comuns

Fasciíte plantar: problema comum entre corredores

Core training exercícios - entendendo nosso centro de força