Pubalgia no Skate e Pilates como tratamento.
O skate é uma atividade de auto-impacto que pode acabar gerando algumas lesões como qualquer outro esporte, no caso do skate a grande maioria das lesões são causadas por traumas diretos, mas existem algumas outras que não se originam desta forma.
Uma lesão que acomete um número elevado de skatistas é a pubalgia, dor na região do púbis ou na virilha que impede a realização de movimentos. Os mecanismos de lesão incluem alterações rápidas de direção, movimentos repetidos de corrida e saltos associados a desequilíbrios musculares, traumas diretos, prática esportiva em pisos duros, uso de calçados inadequados e excesso de treino, situações comuns no cotidiano de qualquer skatista.
A dor é bem localizada na virilha e pode acometer apenas um lado ou os dois, se houver irradiação da dor, o skatista pode sentir incômodo na região do abdômen inferior, adutores, região genital e lombar, caso haja associação com alterações da articulação sacroilíaca (junção do quadril e porção final da coluna).
Quanto mais demorado for o início do tratamento maior será o tempo de recuperação.
O objetivo do tratamento fisioterápico conservador consiste em diminuir a dor e a inflamação (utilizando gelo e recursos de eletroterapia), aumentar a resistência do tendão ou tendões acometidos, restabelecer o equilíbrio muscular (através de técnicas de alongamento e fortalecimento) e melhorar a estabilidade do quadril e da coluna.
Nestes casos não é necessário a interrupção das sessões de skate, mas sim uma diminuição considerável no tempo sobre o carrinho e a não realização de algumas manobras visando preservar o local de tratamento.
Tipicamente praticado pelos jovens, o Skate é uma modalidade que exige forma e flexibilidade para executar manobras super técnicas e de alto impacto. Logo, um bom condicionamento físico torna-se um aspecto obrigatório para quem quer ser um bom skatista. O Pilates pode ajudar nesta tarefa.

Agradeço suas palavras e obrigado por citar meu blog como fonte.
ResponderExcluirVoce conhece o Rafael "Russo" lá de Porto Alegre e ele treina pilates com voce?
Atenciosamente
Thiago Z. Neves
OI Thiago, achei seu blog no site Metodista do Sul, onde eles falavam do Russo praticando Pilates.
ResponderExcluirSeja bem vindo.