Síndrome do "bumbum adormecido" em atletas Parte 1
Atualizado em Novembro 2015!
O nome técnico dessa condição é tendinose do glúteo médio - uma inflamação dos tendões do glúteo médio, um dos três grandes músculos que compõem o bumbum. É uma lesão muito isolada e dolorosa que tem como sintomas pontadas no quadril. Veja a figura ao lado onde a dor pode aparecer(em vermelho).É um sintoma relacionado com atividades como corrida e ciclismo.
Ocorre quando atletas esquecem de praticar treinamento muscular associado a sua prática esportiva. Estudos mostram que atletas que só realizam a prática esportiva como natação, corrida, ciclismo perdem 20% de massa muscular por ano.
Quase todas as lesões dos membros inferiores, quer envolvam o seu tornozelo, a fascia plantar ou sua banda iliotibial, estão ligados ao glúteo médio. Nos últimos cinco a dez anos, descobriu-se a importância que o glúteo médio desempenha na estabilização do quadril e da pelve na corrida, ao tratar meus atletas.
Imagine a bacia como um copo, há músculos que se ligam a ela, incluindo os três músculos glúteos (mínimo,médio e máximo) e os abdominais inferiores(na frente), eles interagem intrinsicamente para manter o corpo na posição vertical quando você correr ou caminha,ou seja, manter a água dentro do copo.
Se estes músculos são fortes, a bacia permanece no local, sem dor. Se um ou mais desses músculos é fraco, os músculos menores ao redor do quadril tomam sobre a pressão que eles não foram projetados para suportar.
O copo ainda mantém a água dentro dele porém, agora com dor. O primeiro problema que pode aparecer é a lesão muscular e inflamação do músculo, seguido pelo tecido de cicatrização do tecido conjutivo no músculo. Se não tratada, este processo torna-se um ciclo que se agravará no futuro.
![]() |
Gluteo médio forte e estável/Gluteo médio fraco e instável
|
Dentre os atletas, especificamente corredores e ciclistas, 95% tem deficiência em ativar o glúteo médio, porém muitos tem problemas de tornozelo (instabilidade,entorse,dor,inchaço) ou joelho que já foi tratado e não foi resolvido. Podendo-se concluir que o problema inicial é o glúteo que uma vez tratado corretamente, tem um resultado 99% positivo em 2 semanas.
Corredores que fazem diferentes tipos de exercício são menos propensos a ter a síndrome do bumbum adormecido do que os corredores que fazem apenas correr.
Veja o vídeo abaixo de um corredor com glúteo médio fraco,observe a pelve como oscila no lado direito e a perna direita o trajeto que ela faz.
No próximo post vou falar da relação desses músculos com as lesões de tornozelo, slings que ligam músculos do gúteo ao tornozelo e tratamento. Veja o link abaixo:
Até lá.


Qual e o livro destes desenhos? Oobrigado
ResponderExcluirTrigger Point Therapy for Myofascial Pain: The Practice of Informed Touch.
ResponderExcluirAutores: Donna Finando, Steven Finando
Editora Inner Traditions/Bear, 2005
Sofro desta sindrome e nos ultimos 2 anos isso prejudicou muito minha atividade fisica que gosto muito e por conseqüência ando muito deprimido e sem ânimo (que sempre tive). Como encontrar no Rio de Janeiro um profissional de medicina esportiva. Já cansei de ir em profissionais que ficam "chutando" tratamentos que não vão a causa raiz do problema. Obrigado. Sds, Jackson
ResponderExcluirOi Jackson, passa um email p mim q te mando alguns contatos no RJ. Att,
Excluirzanavaz@hotmail.com
Rosana, sofro das mesmas sindromes (trato iliotibial, fascia plantar, dor nos posteriores) que são mais consequencias de um gluteo medio fraco ou adormecido. Já fiquei alguns anos sem correr realizando fisioterapias sem sucesso.
ResponderExcluirAgora estou trabalhando mais o musculo gluteo medio e ja sinto diferença.
Goostaria de saber onde encontro uma relação de exercicios para ativar este musculo. Não criar hipertrofia e si um musculo ativo e que possa ser o suporte para a pelve no movimento de corrida
Marcos
Marcos,
ExcluirO fortalecimento do glúteo médio depende mais do posicionamento do exercício do que a quantidade/variedade/carga do mesmo, por isso sugiro vc procurar um bom fisioterapeuta para te ajudar nesse processo.
Incluiria também fortalecimento de rotadores internos/externos.
Att,