Guia para atletas do voleibol - Bursite
Post completamente atualizado em Novembro 2015!!!!
Para quem acompanhou o primeiro post, viu as lesões mais comuns no voleibol porém é claro, que existem outras possíveis lesões associadas, as quais você pode procurar nos outros posts desse blog.
Aqui falaremos da prevenção e do tratamento das lesões citadas no primeiro post.
Bursite do ombro
Mudanças graduais da postura causam o desalinhamento da articulação do ombro, levado ao desgaste sobre os tendões e apertando a bursa entre as estruturas ósseas. Esta inflamação causa desgaste, inchaço e dor que pode levar à perda de movimento e fraqueza.
Causas
- Movimentos repetitivos, especialmente aqueles acima da cabeça
- Lesão traumática, como uma queda
- Luxação do ombro (quando ombro sai do lugar)
- Artrite
- Infecção
Sintomas
- Dor no ombro que está presente tanto na atividade quanto em repouso
- Dor em atividades com o braço acima do ombro
- Diminuição da amplitude de movimento (ROM) no ombro
- Dor durante o sono à noite
- Perda de força no ombro
- Dor sobre a parte externa do ombro e do braço
- Inchaço visível na frente do ombro
Prevenção
Para proteger seu ombro e prevenir a bursite você deve evitar deitar ou dormir em cima do quando estiver dolorido e evitar atividades que aumentem a dor no ombro, como elevar o braço acima do ombro.
Há ainda exercícios para fortalece a musculatura ao redor do ombro que podem ser feitos com o objetivo de prevenção ou até mesmo após a lesão, mas nesse caso é extremamente importante que o ombro não esteja com quadro agudo de dor. veja no tratamento
Tratamento
- Descansar: não realizar as atividades ou exercícios que piorem a dor, como sobrecarga ou elevação do ombro.
- Gelo no ombro pode ajudar a diminuir a dor e inchaço (use por 20 minutos a cada 2 horas.
- Medicação: que deve ser orientado pelo médico.
- Fisioterapia e Exercícios: podem ser feitos para a prevenção ou após a lesão ter se estabilizado. Veja abaixo alguns exemplos.
De pé, levante ombros para cima em dirção a orelha. Sem colocar demasiada pressão sobre seus ombros ou levantar seus braços, levante os ombros o mais alto que puder. Por alguns segundos, mantenha a posição. Isso vai ajudar no alongamento dos tendões, o que irá ajudá-los a recuperar a sua força. Este é um bom exercício para melhorar a capacidade de alongamento dos seus tendões.
Neste exercício, tente juntar os ombros para trás. Esprema-os para trás tanto quanto você pode e permanecer na mesma posição por alguns segundos. Uma vez que você sentir o alongamento nos tendões, mantenha essa posição por cerca de 5 segundos.
Exercício # 3
Esse exercício é indicado para melhorar a rotação do ombro. Em pé, gradualmente levante os braços, esticados,até o nível dos olhos. Depois disso, coloque os polegares de uma forma que eles apontem para o teto. Mantenha a posição por cerca de 2 segundos. Traga os braços para baixo lentamente. 3 séries de 10 repetições.
Deite-se de um lado em sua cama ou talvez no chão, e colocar o seu braço do lado, cotovelo dobrado a 90 graus e o antebraço contra o seu peito, com a palma para baixo. Levante o seu antebraço, até que esteja no mesmo nível como seu ombro. Depois traga a sua mão para baixo lentamente.
Isto pode ser feito 10 vezes para um braço e depois mudar para o outro.
Exercício # 5
De frente para uma porta aberta, coloque os braços esticados em cada lado da porta. Se posicione de uma maneia como você fosse entrar pela porta. Agora, dê um passo para dentro da porta gradativamente, mantendo as mãos na mesma posição. Isso irá ajudá-lo a esticar os ombros e peito.
No geral, os exercícios de bursite no ombro não são muito difíceis e quase não precisa de nenhum equipamento. Além disso, estes exercícios são uma parte significativa do tratamento bursite no ombro. A chave é parar e manter a posição onde sente o alongaento e deixe por 5-8" . Não exagere.
No próximo falaremos da Tendinite do ombro que se não cuidada pode progredr para a síndrome do Impacto.





sou elisabete ferreira rosario do sul rs desde 2004 sofro de bursite d ombro fibrumialgia ee agora este ano descobri osteoartrite no mesmo ombro as dores sao insuportaveis tomo tryptanol gabapemtina miosan paroxetina e mesmo assin sofro mto meu ortopedista disse k cirurgia n vai resolver estou perdendo meu braço direito alem de sofrer cm fibromialgia k sao dores cronicas p ajuda por favor
ResponderExcluirOlá Elisabete, seria necessário que eu fizesse uma avaliação funcional no seu ombro e visse seus exames, mas já adianto que se o problema não for tratado a bursite evolui para a "síndrome do ombro congelado". Como além da bursite existe a fibromialgia associada, sugiro que procure um profissional que trabalhe com a técnica de liberação miofascial, que irá "abrir" espaço na articulação do ombro diminuindo as dores e melhorando o movimento desse ombro associado a massagens de relaxamento na região do ombro e pescoço.
ResponderExcluirEspero ter ajudado!