Viva sem dor nas costas com Pilates

Horas na frente do computador, bolsas pesadas, postura errada, filhos pequenos no colo. Seja qual for o motivo, todo mundo já sentiu ou vai sentir dor lombar. E isso não é apenas uma suposição, a informação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que todas as pessoas enfrentarão a dor ao menos uma vez na vida.

Para combater o incômodo, na maioria dos casos o tratamento é feito com exercícios físicos. O Pilates é um dos exercícios apropriados para combater dores na coluna. A prática corrige a postura, realinhando a coluna e fortalecendo a musculatura abdominal e das costas.

Para quem está sofrendo com as dores, o Vila Equilíbrio traz quatro exercícios de pilates desenvolvidos pela professora Cristina Abrami de São Paulo. Os exercícios podem ser feitos em casa para aliviar as dores nas costas com a theraband, faixa elástica que aparece nas imagens. Se não tiver a faixa, substitua por uma toalha dobrada no sentido do comprimento. 

Confira

Alongamento da musculatura posterior da coxa e da perna 



Deitado, posicione a theraband no pé direito e a utilize para alongar toda a musculatura posterior da perna direita. Procure manter a perna de base bem estendida no colchonete ou chão, a cabeça bem apoiada e os ombros relaxados. Mantenha a posição por aproximadamente 1 minuto e troque de perna. Respiração livremente. 





The Hundred 

Deitado, coloque a faixa estendida na região das canelas. Segure na faixa próximo às pernas e eleve o tronco. Execute um movimento semelhante ao de bombeamento com os braços. Inspire em 5 tempos e expire em 5 tempos. Repita este ciclo respiratório 10 vezes. Procure manter os abdominais bem acionados, mantendo o umbigo “colado” à coluna. 



Roll down 



Sentado com a coluna bem ereta, passe a theraband na sola dos pés e una bem os membros inferiores. Segure na theraband próximo aos tornozelos. Expire e comece a deitar lentamente, executando este movimento segmentando todas as vértebras da coluna. Expire novamente e volte à posição sentada cuidadosamente, também segmentando a coluna. Volte a sentar com a coluna ereta e repita o movimento de 4 a 5 vezes. 





Squat 

Mantenha-se em pé, em cima da theraband, com os pés um pouco afastados e a segure nas pontas. Ao mesmo tempo, desça o quadril em direção ao chão - inclinando um pouco o tronco à frente - e eleve os braços até a altura dos ombros, aumentando a tensão na theraband. Execute este movimento expirando e retorne à posição inicial inspirando. Procure manter os abdominais acionados e a coluna ereta. Repita de 5 a 8 vezes. 

Fonte:http://vilamulher.terra.com.br/pilates-para-acabar-com-a-dor-nas-costas 

Até breve!

Comentários

  1. E maravilhoso acompanhar o blog pois revela texto interessantes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosana, muito obrigada pelas dicas, vou comprar a minha faixa ainda hoje,rs. Tenho uma dúvida: voltei a jogar volei tem um mês, depois de 15 anos parada, estou com muitas dores, mas muito feliz de estar praticando um esporte que tanto gosto, posso iniciar meus alongamentos e continuar jogando mesmo com dores?
    Obs: tenho dores nos ombros, mas o que mais me incomoda é as fisgadas atras das perna esquerda que vai da cintura até a batata da perna e na coxa na parte da frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Rosa, depois de 15 anos parada, o corpo vai reclamar mesmo!! Sugiro que retorne a jogar aos poucos, comece com 30 minutos e vá aumentando esse tempo gradativamente.
      Seja gentil com seu corpo! Se depois de três meses as dores não melhorarem, procure um bom fiisioterapeuta.
      Att,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para atletas do voleibol - Lesões mais comuns

Fasciíte plantar: problema comum entre corredores

Core training exercícios - entendendo nosso centro de força