Melhor tênis para prática esportiva
Baseado no post anterior (veja aqui), vamos dar continuidade na escolha do tênis.
Tipos de pisada
Temos todos esses fatores e ainda o tipo de pisada, que pode ser de três tipos:
*Pronada: quando o passo é dado mais com a borda interna do pé.
*Neutra: quando o passo é dado de forma harmônica.
Outros fatores
Na escolha do tênis, vamos destacar duas práticas esportivas: corrida e caminhada.
Quando escolhemos um tênis, além de considerarmos o tipo de pisada, devemos prestar atenção à outros fatores. Entre eles:
Peso do atleta: se o atleta tiver mais que 70Kg, a melhor escolha é um tênis que tenha mais amortecimento, ou seja, um tênis para supinadores.
Terreno: Pisos mais rígidos merecem tênis com maior amortecimento, maior quantidade de EVA, que também encontrado nos modelos para supinadores.
Iniciantes: os atletas que estão iniciando na atividade esportiva, merecem atenção especial para a estabilidade, que está presente nos tênis para pronadores.
Frequência: Quanto maior a freqüência de treinos do atleta, mais ele precisa de amortecimento. Uma dica é ter mais de um tênis e ir alternando o uso, para dar tempo do calçado voltar à sua forma original, principalmente se os treinos são longos e feitos diariamente.
Mais detalhes
Nas corridas de longa distância, às vezes há necessidade de o atleta adquirir um tênis um ou dois números maiores, porque o pé incha durante a corrida, levando à desconforto, dores e bolhas. Com o número maior, evitamos esse stress.
Durante a corrida, o impacto é de 30% do peso corporal.
Quanto mais EVA no tênis, maior a durabilidade ele possui.
Os tênis tem prazo de validade!
Na esteira, o atleta tem a redução do impacto em mais ou menos 25%. Porém tem que tomar cuidado, pois como não há uma movimentação tão natural, diminuição do ritmo para se restabelecer, e mesmo não há muita concentração na corrida em si, à longo prazo o atleta pode se lesionar.
Escolha um tênis se baseando no seu tipo de pisada.
Cuidado na amarração dos cadarços! Cadarços muito apertados limitam o movimento de flexão, quando o calcanhar toca o chão. Isso causa um stress desnecessário,e pode levar à lesões, como a síndrome da banda ileotibial e canelites. veja mais alguns exemplos para esse caso:
Até mais!

Comentários
Postar um comentário