Top 6 dicas de Recuperação Muscular rápida pós-treino para atletas



A maioria dos atletas sabe que descansar o suficiente após o exercício é essencial para o desempenho de alto nível. Mas muitos ainda treinam exacerbadamente e se sentem culpados quando tiram um dia de folga. O corpo descansa e se recupera entre um treino e outro, porém o treino contínuo, sem intervalos de descanso entre um dia e outro, pode realmente enfraquecer o atleta.

Dias de descanso são fundamentais para o desempenho esportivo por uma variedade de razões. Algumas são fisiológicas e outras são psicológicas. O descanso é fisicamente necessário para que os músculos se reparar, reconstruir e fortalecer.

Recuperação após o exercício é essencial para o músculo e para o tecido de reparação e construção de força. Isto é ainda mais importante depois de uma sessão de treinamento com pesos​​. O músculo necessita de 24 a 48 horas para reparar-se e reconstruir-se. Senão tiver o tempo de descanso mínimo leva a ruptura do tecido em vez de construir. Para rotinas de treinamento com pesos, nunca trabalhar o mesmo grupo muscular dois dias seguidos.

Descanso e recuperação é uma parte essencial de qualquer rotina de exercícios. Sua rotina de recuperação após o exercício físico tem um grande impacto sobre os ganhos da sua aptidão, desempenho esportivo e permite que você treine muito mais eficaz. Infelizmente, a maioria dos atletas não têm um plano de recuperação após o exercício. 

Aqui estão algumas dicas para os seus planos pós-treino.


TOP 6 maneiras de se recuperar rapidamente após o exercício

Existem tantos métodos de recuperação, assim como há diferentes atletas. A seguir estão alguns dos mais recomendados pelos especialistas.

1.Alimentação saudável: 

Depois de esgotar sua energia com o exercício, você precisa reabastecer-se. Isso faz com que o seu corpo se recupere, repare os tecidos e fique mais forte e pronto para o próximo desafio. Isto é ainda mais importante se você estiver executando dia após dia exercícios de resistência. Idealmente, você deve tentar comer dentro de 60 minutos do final do seu treino e ter certeza de incluir algumas proteínas de alta qualidade e carboidratos complexos.

2. Auto-myofascial release ou massagem esportiva: 

A técnica trata-se de um rolo de espuma (foam roller) que relaxa o músculo ou ainda uma massagem esportiva. Temos um post a respeito dessa técnica, para acessá-lo clique aqui.

3. Aquecer, alongar e relaxar:

Alongamento tem sido um tópico quente no mundo fitness recentemente. 

Alongamento pós-treino em dias de descanso ajudará na recuperação. Em primeiro lugar, durante um treino, os músculos se contraem e encurtam. Alongá-los após o treino garante a amplitude de movimento e comprimento dos músculos. 

Pré-treino você deve usar (com algumas exceções), uma rotina dinâmica de alongamentos, veja o post dos exercícios pliométricos.

4. Duchas e banhos de contraste:

Para as primeiras vezes que você usar duchas de contrastes, pode ser desconfortável, mas ainda revigorante.Há sequências de tempo diferentes usados​​, mas eu prefiro um minuto frio seguido de dois minutos tão quente quanto possível. Além disso, você pode isolar o contrastando com uma parte do corpo, como as mãos, utilizando dois baldes, um com água quente e outra com água gelada. Contrastando relaxa e excita os músculos, aumenta a circulação do sangue e encurta o tempo de restauração.

5. Hidrate:

Beber água é fundamental. A água em seus dias de descanso vai ajudar a remover as toxinas e manter os músculos relaxados. 

6. Boas horas de sono: 

O sono adequado é essencial para quem se exercita regularmente. Durante o sono, o corpo produz hormônio do crescimento (GH), que é em grande parte responsável pelo crescimento e reparação tecidual.

Respeite seu corpo para uma recuperação mais rápida A coisa mais importante você pode fazer para recuperação rápida é ouvir o seu corpo.Se você está se sentindo cansado, irritado ou com diminuição do desempenho pode ser necessário mais tempo de recuperação.

Até a próxima!







Comentários

  1. Muito legal as dicas parabens!!!!

    ResponderExcluir
  2. muitos praticantes não entendem a lógica e cometem erros por empolgação e falta de orientação adequada, parabens pelas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo! São dicas simples que requer apenas um pouco de paciência para ter um bom resultado sem lesões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para atletas do voleibol - Lesões mais comuns

Fasciíte plantar: problema comum entre corredores

Core training exercícios - entendendo nosso centro de força