LESÕES DE TORNOZELO E PÉ EM ATLETAS, SEUS SINAIS E SINTOMAS

Listei aqui algumas lesões de tornozelo mais comuns. entenda a diferença entre elas.

Post completamente atualizado em Outubro 2015!!!!

Entorse de tornozelo


É a lesão mais comum no esporte. Um entorse de tornozelo refere-se a lesões nos tecidos moles em torno dos ligamentos do tornozelo. Normalmente, é caracterizada por dor e edema no tornozelo.

*Confira nosso guia para entorse de tornozelo aqui

Fratura de tornozelo


Pode ocorrer como resultado do contato direto mas são geralmente o resultado de uma queda, onde o tornozelo torce sob o peso do corpo.

Fratura de tornozelo e/ou qualquer deslocamento associado deve ser "reduzida" a sua posição anatômica normal, o mais cedo possível para evitar danos aos nervos, suprimento de sangue ou à pele ao redor da fratura.

Rompimento do ligamento tarso-metatarsal


Ë uma causa de dor no pé que pode ser difícil de diagnosticar.

Essa lesão pouco freqüente no pé e ocorre quando há trauma de alta energia na parte superior do pé. 

Este trauma pode ocorrer em acidentes durante a prática desportiva como o futebol quando um jogador chuta com o dorso do pé. 

Por causa da história de trauma direto na parte superior do pé, é difícil diferenciar de uma fratura ou contusão do osso tarso.

Fratura do Metatarso 


Representam mais de 30% das lesões traumáticas do pé.

Fratura do Metatarso é destaque em todos os esportes profissionais nos últimos cinco anos, com vários atletas de alto nível.

Pode ser causada por trauma direto, forças rotacionais ou uso excessivo.O quinto metatarso é o metatarso mais comumente fraturado.

O tratamento das fraturas dos metatarsos varia dependendo do tipo e localização da fratura.


Sindrome do impigimento posterior do tornozelo


Se refere à dor na parte atrás do tornozelo, que é causada pela invasão dos tecidos moles em uma proeminência óssea na parte de trás do osso tálus (na parte de trás do tornozelo). 

Dor na parte posterior do tornozelo é o primeiro sinal.

A área em frente ao tendão de Aquiles é dolorido ao toque e à proeminência óssea pode até ser palpável. 

O diagnóstico geralmente pode ser confirmada por visões de raios-X do tornozelo.


Fasceíte/Fascite plantar 


É uma lesão comum que causa dor no calcanhar e na sola do pé.


Fasceíte plantar é a inflamação da fáscia plantar, uma bainha fibrosa que executa a maior parte do comprimento da sola do pé. 

Durante a caminhada e a corrida, a fascia plantar fica tensa e ajuda o ato do pé como alavanca para empurrar com força.

Fasceíte plantar geralmente se desenvolve como resultado do uso excessivo. A dor é mais comum no interior do calcanhar e, normalmente, irradia para baixo dentro da solado pé. A dor geralmente ocorre com a atividade e também está presente normalmentena parte da manhã, quando os primeiros passos do dia. 


A chave para o tratamento da fascite plantar é para eliminar a tensão na fáscia plantar.

Mais dicas sobre essa lesão e tratamento aqui

Tornozelo de Snowboarder 



É o termo comum para uma fratura do processo lateral do osso tálus, que está localizado na parte lateral do tornozelo, acima do osso do calcanhar.

Esta lesão no tornozelo é quinze vezes mais comum em praticantes de snowboard do que na população geral e, portanto, esta lesão no tornozelo é chamado muitas vezes de tornozelo de Snowboarder.



Reconhecendo esta lesão o mais cedo possível pode ajudar a reduzir a probabilidadede danos posterior do tornozelo. 



Dor no músculo Tibial posterior


É uma lesão comum que pode levar à ao pé plano. O tendão tibial posterior pode se tornar inflamado, parcialmente rasgado ou rompido, provocando dor atrás da proeminência óssea no interior do tornozelo. 


Uma lesão de contato direto direto no tendão tibial posterior pode desencadear a doença, mas geralmente ocorrem gradualmente, devido ao uso excessivo em corredores.


O tendão tibial posterior pode tornar-se doloroso ao toque. Compressas de gelo pode ser uma forma muito eficaz de alívio da dor.

Comentários

  1. velho eu tava jogando futebol ai chutei a bola com muita força pego de mal jeito ai fudeu com o peito do meu pé , agora toda vez que eu do um chute meu pé fica doendo n consigo mais chuta oque eu faço to a 2 semanas assim ,

    ResponderExcluir
  2. tou com uma do na parte de cima do pé esquedo, nao consigo chutar que doe tbm, o que fazer? ja tomei diversos anti inflamatorios..alivia mais nao cura

    ResponderExcluir
  3. Olá Dirlan, sugiro que vc vá ao médico ortopedista. Tomar anti-inflamatório por conta própria só vai agravar seu problema.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rosana. Há poucos dias caí da bicicleta e bati o calcanhar fortemente no chão. Não houve nenhuma alteração aparente (não inchou nem nada). Só que dói embaixo, de modo que tenho que andar sem encostá-lo no chão. Já tive fasceíte plantar há quase um ano, que se curou só com gelo, alongamento e repouso, e o sintoma dessa nova lesão se parece bastante. Será que é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michel, vc corre o risco de ter uma recidiva da fasceite plantar por causa da queda sim ou pode ter sido só a força do impacto que machucou. Faz uso de gelo, 20' e alongamentos. Se for só pela queda da bicicleta a dor vai passar dentro de 15 dias; caso não melhore, procure um fisioterapeuta para tratá-la.
      Dá uma olhada nesses links:
      http://zanavaz.blogspot.com.br/2011/07/fasceite-plantar-em-atletas.html
      http://zanavaz.blogspot.com.br/2013/04/dor-no-arco-plantar-tratamento-para.html

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para atletas do voleibol - Lesões mais comuns

Fasciíte plantar: problema comum entre corredores

Core training exercícios - entendendo nosso centro de força